18/11/2010 12:00 am

BRASIL CONTRIBUIRÁ CIENTIFICAMENTE PARA O IPCC

BRASIL CONTRIBUIRÁ CIENTIFICAMENTE PARA O IPCC

Em 2012, o Painel lançará seu primeiro relatório nacional de avaliação a tempo de influenciar a Rio+20 e os trabalhos da Quinta Avaliação do IPCC, a ser concluída em 2013 e 2014

O Brasil deverá concluir seu primeiro relatório nacional sobre mudanças climáticas até 2014. O material servirá como colaboração para o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês). O trabalho está a cargo do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), criado este ano por cientistas nacionais para internalizar e aprofundar as discussões sobre mudanças climáticas que afetam diretamente o meio ambiente, a agricultura e as populações urbanas e rurais.

Inspirado no modelo do IPCC, o painel brasileiro reúne cerca de 200 cientistas de várias instituições de pesquisa do País. “Criamos uma estrutura similar ao IPCC e que vai sintetizar e avaliar informações científicas sobre os aspectos relevantes das mudanças climáticas no Brasil” explica Suzana Khan, coordenadora científica do Painel.

Diagnóstico abrangente

Um dos objetivos do Painel é fazer um diagnóstico abrangente da situação brasileira do ponto de vista de ciência das mudanças globais. O passo seguinte será a compilação dos trabalhos sobre mitigação e adaptação das mudanças climáticas no Brasil, e a partir daí, subsidiar políticas públicas e o próprio IPCC.

Em 2012, o Painel lançará seu primeiro relatório nacional de avaliação, bem a tempo de influenciar a Rio+20 e também os trabalhos da Quinta Avaliação do IPCC, a ser concluída em 2013 e 2014.

As informações serão divulgadas por meio da elaboração e publicação periódica de Relatórios de Avaliação Nacional, Relatórios Técnicos, Sumários para Tomadores de Decisão sobre Mudanças Climáticas e Relatórios Especiais sobre temas específicos. “Será a contribuição científica do Brasil para umas das mais emergentes questões globais”, disse Suzana Khan.

Para o cientista Carlos Nobre, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Painel do Clima foi um passo importante na direção de reunir a comunidade científica brasileira para produzir análises e diagnósticos baseados no melhor conhecimento científico sobre o que as mudanças climáticas significam para o Brasil, seus impactos e nossas vulnerabilidades a eles, como reduzir emissões, como nos adaptar e trajetórias para a sustentabilidade.

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/18/brasil-contribuira-cientificamente-para-o-ipcc

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br