11/09/2012 12:00 am

Bolívia é exemplo no combate ao racismo, diz relator da ONU

Bolívia é exemplo no combate ao racismo, diz relator da ONU

 

O relator especial da ONU, Mutuma Ruteere, elogiou nesta segunda-feira (10) o trabalho desenvolvido pela Bolívia para erradicar o racismo e discriminação racial. O diplomata afirmou que o país presidido por Evo Morales tem realizado “avanços consideráveis” principalmente no tratamento a indígenas e afro-bolivianos.

“Fico feliz que a Bolívia tenha conseguido avanços consideráveis no tratamento dos problemas de racismo e discriminação racial e que o país apresenta diversas medidas que podem ser replicadas em outras regiões.”

 

A nova Constituição boliviana, aprovada em 2009, foi classificada como um exemplo a ser seguido por outros estados: “a Constituição Política do Estado Plurinacional proíbe todas as formas de discriminação e reconhece os direitos de todas as pessoas e comunidades, o que inclui camponeses indígenas e o povo afro-boliviano”, afirmou.

 

Para dar continuidade ao trabalho, Ruteere destaca a importância de disponibilizar recursos para as instituições que foram criadas, como o vice-ministério de Descolonização e o Comitê Nacional de Luta contra o Racismo e Toda Forma de Discriminação.

 

De acordo com o jornal La Razón, o relator especial da ONU também reiterou a importância dos casos de racismo serem julgados para fortalecer a credibilidade da justiça local.

 

Fonte: Ópera Mundi

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=193429&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br