14/09/2010 12:00 am

BELÉM SEDIA ENCONTRO DA ARTICULAÇÃO DE MULHERES BRASILEIRAS

BELÉM SEDIA ENCONTRO DA ARTICULAÇÃO DE MULHERES BRASILEIRAS

Publicado em 14/09/10 – Por Blog Furo

Oitenta mulheres de todas as regiões do Pará e dos demais estados da Amazônia Legal iniciaram no dia 13/09, em Belém, no Hotel Gold Mar, o IV Encontro do Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense (FMAP). No dia 14/09, acontece a Reunião da Amazônia da Articulação de Mulheres Brasileiras.

O papel das mulheres na História, políticas públicas e governo, a participação das mulheres nas conferências são alguns dos pontos de debate dos encontros. Nildes Sousa, da coordenação dos eventos, explica que a mobilização servirá para a realização de um balanço das políticas públicas, avaliação sobre o processo de luta, e a definição das alianças das feministas com outros movimentos sociais e as estratégias.

Entre as situações polêmicas indicadas por Sousa há o enfrentamento com setores considerados conservadores no Congresso Nacional, governos e no judiciário com relação a temáticas como o aborto e a Lei Maria Penha. Para a dirigente feminista paraense é um absurdo uma proposta que existe sobre o aborto. Trata-se de uma espécie de “bolsa estupro”, onde a vitima da violência, caso deseje manter a gravidez, receber uma compensação financeira.

No dia 15 um comboio de ônibus segue para Altamira, sudoeste do estado para o Encontro de Mulheres no Xingu: o feminismo se encontra na Amazônia, que ocorre entre os dias 16,17 e 18. No Xingu, a principal pauta é uma ação contra os grandes projetos, em particular hidrelétricas nos rio Xingu e no rio Tapajós, e a construção de uma plataforma feminista sócio-política-ambiental.

FONTE: http://www.piratininga.org.br/

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br