13/12/2010 12:00 am

BANDEIRA BRASILEIRA VIRA SÍMBOLO DE PAZ NO ORIENTE MÉDIO

BANDEIRA BRASILEIRA VIRA SÍMBOLO DE PAZ NO ORIENTE MÉDIO

A bandeira do Brasil virou “arma” de protesto no Oriente Médio. Vigiado por militares de Israel, um palestino empunhou a bandeira brasileira na sexta-feira (10) no vilarejo de Bilin, perto de Ramallah, em uma manifestação contra a barreira que separa a Cisjordânia do território israelense.

Aparentemente, o ato simboliza uma espécie de agradecimento pelo reconhecimento do Estado Palestino — com as fronteiras de 1967, antes da Guerra dos Seis Dias — anunciado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 3 de dezembro. 

Poucos dias depois, Argentina e Uruguai, também anunciaram que vão seguir a decisão. Brasil e Argentina são os primeiros países ocidentais a se juntarem às mais de cem nações árabes, asiáticas, africanas e do leste europeu que reconhecem o Estado Palestino — o Uruguai anunciou a formalização do reconhecimento em 2011.

As adesões ao reconhecimento diplomático do Estado Palestino são encaradas com temor pelos norte-americanos e sionistas, pois podem levar outros países a seguirem o mesmo caminho — o que deve criar ainda mais obstáculos políticos contra o expansionismo de Israel e a selvagem agressão aos palestinos, promovida com total apoio do governo de Washington e de outras potências ocidentais.

Da redação, com agências

 

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=143581&id_secao=9

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br