23/11/2010 12:00 am

BANCOS IRLANDESES ESTÃO TODOS À VENDA

BANCOS IRLANDESES ESTÃO TODOS À VENDA

O governador do banco central da Irlanda afirmou que todos os bancos do país estão à venda, depois de o Governo ter pedido ajuda ao FMI.

‘Eles (os bancos) estão à venda, afirmou Patrick Honohan, em Dublin, num encontro com contabilistas, citado pela Reuters. E acrescentou: ‘Há alguns anos que tenho sido um defensor de que nos países pequenos os donos dos bancos devem ser estrangeiros’.

Sublinhando que a falta de confiança que os mercados financeiros têm mostrado nos bancos do país e no Governo não tem justificação, o governador do banco central da Irlanda mostrou-se optimista de que o apoio do FMI deve aumentar a confiança.

O Executivo irlandês pediu oficialmente ajuda a Bruxelas e ao FMI, este domingo. A Comissão Europeia, os países do euro, o FMI e ainda a Suécia e Reino Unido vão pagar a sua fatia da ajuda irlandesa, cujo valor ainda não está definido e que poderá ficar entre 80 e 90 mil milhões de euros.

Ontem ao final do dia, o primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, anunciou que pretende dissolver o Parlamento após a votação do Orçamento do Estado e convocar eleições gerais antecipadas para Janeiro de 2011. Isto depois de ter perdido o apoio parlamentar dos seus parceiros de coligação.

FONTE: http://noticias.sapo.cv/info/artigo/1107848.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br