14/01/2011 12:00 am

BANCOS AMERICANOS MANDAM ENCERRAR CONTAS DE EMBAIXADAS ESTRANGEIRAS

BANCOS AMERICANOS MANDAM ENCERRAR CONTAS DE EMBAIXADAS ESTRANGEIRAS

Os bancos norte-americanos decidiram encerrar as contas das embaixadas estrangeiras nos Estados Unidos, o que obrigou hoje um dirigente do Departamento de Estado a procurar apaziguar a cólera dos membros das Nações Unidas, noticia a AFP.

O JP Morgan Chase enviou uma carta aos embaixadores presentes nos EUA, a 30 de Setembro, a avisar que iria encerrar todas as contas diplomáticas a 31 de Março.

Hoje, o subsecretário de Estado norte-americano, Patrick Kennedy, reuniu-se com representantes de mais de 150 países na sede da ONU para responder às interrogações dos diplomatas.

Nenhum banco mencionou publicamente o encerramento destas contas, mas os diplomatas admitem que a causa seja o custo da investigação à origem dos fundos que chegam aos Estados Unidos, no quadro da detecção de actividades terroristas.

Kennedy declarou ao jornal Washington Post que o Departamento de Estado estava a tentar persuadir os bancos que acabaram com os seus serviços diplomáticos a reverem a sua decisão e a convencerem outros bancos a aceitarem estas contas.

Membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, como a França e a China, receberam uma carta para procurarem outros bancos.

As grandes potências indicaram que esperam encontrar outros bancos, mas dezenas de países africanos estão com problemas, indicaram os diplomatas.

Estas contas são necessárias às embaixadas, designadamente para pagar os salários dos funcionários e as facturas.

 

FONTE: http://economia.publico.pt/Noticia/bancos-americanos-mandam-encerrar-contas-de-embaixadas-estrangeiras_1475202

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br