5/11/2010 12:00 am

BANCO DE ALIMENTOS DE IMPERATRIZ É LÍDER EM ALIMENTAÇÃO NO NORDESTE

BANCO DE ALIMENTOS DE IMPERATRIZ É LÍDER EM ALIMENTAÇÃO NO NORDESTE

Imperatriz – Pesquisa realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) mostra que a cidade de Imperatriz, no sudoeste do Maranhão, única que dispõe de um Banco de Alimentos no estado, lidera o ranking na região Nordeste em qualidade, atendimento e, por fim, ao que se propõe: o implemento ao trabalho voltado para a rede de segurança alimentar.

O órgão, mantido pela Prefeitura de Imperatriz, segundo a pesquisa, supera os bancos de alimentos de Feira de Santana (BA) e Campina Grande (PB), que têm Central de Abastecimento (Ceasa).

O superintendente do Banco de Alimentos de Imperatriz, Luiz Miranda, disse que o Banco de Alimentos atende 1.500 famílias cadastradas e mais de 108 instituições de caridade em diversos bairros e povoados de Imperatriz.

“O Banco de Alimentos de Imperatriz é o primeiro da região Nordeste, considerado importante para a comunidade carente e instituições filantrópicas de Imperatriz”, destacou Miranda.

O banco, quando começou a operar, atendia apenas 28 entidades. Atualmente, o número triplicou. Miranda enfatizou o trabalho desenvolvido em parceria com os atacadistas e comerciantes do setor do Mercadinho.

“A arrecadação é feita pelo Banco de Alimentos, que faz a triagem dos produtos que são repassados às entidades sociais”, acrescentou o superintendente.

O banco arrecadava, em meados de março, apenas 18 toneladas de alimentos. Hoje arrecada até 57 toneladas. “Houve um grande avanço, pois tem sido uma conquista que beneficia diretamente essas instituições sociais”, disse Miranda.

O superintendente chama a classe empresarial e a sociedade a contribuir com o Banco de Alimentos de Imperatriz, fazendo doações espontâneas, pois quanto mais arrecadações, mais entidades ajudadas pelo Município.

A distribuição dos alimentos às famílias cadastradas acontece de terça a quinta-feira, a partir das 8h. Já para entidades sociais, tem sido feito todos os dias na sede do banco na Avenida Pedro Neiva de Santana, no Entroncamento.

Qualidade – Miranda atestou a qualidade dos produtos que são distribuídos à comunidade pelo Banco de Alimentos. “Esses alimentos não estão adequados para comercialização, mas estão bons para o consumidor”, garantiu o superintendente.

O Banco de Alimentos, que funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h, dará continuidade à campanha de arrecadação de alimentos “3 quilos você pode”. A meta é aumentar o percentual de doações, com a finalidade de cadastrar novas famílias.

O prefeito Madeira destacou resultados do Banco de Alimentos. “Vamos continuar trabalhando com afinco para ampliar o atendimento às famílias e entidades que prestam um grande trabalho social em Imperatriz”, finalizou ele.

Programa

– O Banco de Alimentos é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar do MDS em parceria com municípios com mais de 100 mil habitantes. O objetivo é arrecadar alimentos, provenientes de doações, por meio de articulação com o setor alimentício, e repassá-los a entidades assistenciais previamente cadastradas.

– Nos bancos, os produtos são recebidos, selecionados, separados em porções, processados ou não, embalados e distribuídos gratuitamente às entidades assistenciais.

Fonte: O Estado do MA

FONTE: http://www.portaldomaranhao.com.br/2007/?pg=ler&id=21766

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br