13/12/2010 12:00 am

BANCO CENTRAL LANÇA NOVAS CÉDULAS DO REAL

BANCO CENTRAL LANÇA NOVAS CÉDULAS DO REAL

Da Agência Brasil

Brasília – O Banco Central (BC) lança hoje (13) a segunda família de cédulas do real. O evento marca o início da circulação das novas notas de R$ 50 e R$ 100. 

A solenidade, às 15h, no auditório do BC, será transmitida ao vivo por meio de link na página da instituição e nos auditórios das sedes regionais. Os auditórios também terão material de divulgação e porta-vozes para atendimento à imprensa. 

As novas notas entrarão em circulação por meio dos bancos comerciais, dos caixas automáticos e da rede de comércio. As cédulas atuais continuarão valendo e só serão retiradas de circulação em decorrência do desgaste natural. 

O presidente do BC, Henrique Meirelles, participa do lançamento.

Em nota, a instituição afirma que, nos mais de 16 anos de real, não há “incidência grave” em termos de volume de falsificações de cédulas. “No entanto, a popularização das tecnologias digitais faz com que o Banco Central se preocupe em agir preventivamente, de forma a continuar garantindo a segurança do nosso dinheiro nos próximos anos.”

Segundo o BC, em todo o mundo “as autoridades emissoras têm buscado atualizar o design de suas cédulas com maior frequência, a fim de agregar elementos de segurança tecnologicamente mais sofisticados, capazes de resistir às investidas dos falsários”.

O Banco Central destaca ainda que “o volume de falsificações no Brasil não representa hoje uma ameaça à economia”. “Mas, para o cidadão comum, receber uma nota falsa pode representar um prejuízo significativo em seu orçamento mensal. Por isso, é uma questão de responsabilidade social incorporar nas cédulas mecanismos que permitam que a própria população verifique com segurança a autenticidade do seu dinheiro.”

Edição: Graça Adjuto // Matéria alterada para acréscimo de informações

 

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=1120359

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br