19/09/2012 12:00 am

Bancários fecham 5.132 agências em todo o país no 1° dia da greve

Os bancários fecharam pelo menos 5.132 agências e centros administrativos dos bancos em 26 Estados e no Distrito Federal nesta terça-feira (18), primeiro dia da greve nacional da categoria por tempo indeterminado por 5% de aumento real, valorização do piso salarial, PLR maior, mais empregos e fim da rotatividade, melhores condições de saúde e trabalho, mais segurança nas agências e igualdade de oportunidades.

De acordo com balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), feito com base nos dados enviados até as 17h30 pelos 137 sindicatos que integram o Comando Nacional dos Bancários, mostra que a paralisação começou mais forte que a do ano passado, quando 4.191 agências foram paralisadas no primeiro dia.

Em entrevista à Rádio Vermelho, Emanoel Souza, presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feeb Base) e membro do Comando Nacional. “Os banqueiros pagaram pra ver. Eles sinalizaram no início que queriam fechar acordo sem greve, mas apresentaram 6% sem nenhuma elevação diferenciada no piso e com PLR [Participação nos Lucros e Resultados] praticamente nos mesmos moldes de 2011”.

Entenda

Os bancários aprovaram greve por tempo indeterminado nas assembleias realizadas em todo o país no dia 12 de setembro, depois de cinco rodadas duplas de negociação com a Fenaban. Os bancos apresentaram a única proposta no dia 28 de agosto. O índice de 6% foi considerado insuficiente pelo Comando Nacional.

O Comando enviou cartas à Fenaban e aos bancos no dia 5 de setembro para reafirmar que apostava no processo de negociação e aguardava uma nova proposta para ser apreciada pelas assembleias previamente convocadas para os dias 12 e 17 de setembro. Mas a federação e os bancos sequer responderam às cartas.

Veja as principais reivindicações dos bancários

● Reajuste salarial de 10,25% (aumento real de 5%).

● Piso salarial de R$ 2.416,38.

● PLR de três salários mais R$ 4.961,25 fixos.

● Plano de Cargos e Salários para todos os bancários.

● Elevação para R$ 622 os valores do auxílio-refeição, da cesta-alimentação, do auxílio-creche/babá e da 13ª cesta-alimentação, além da criação do 13º auxílio-refeição.

● Mais contratações, proteção contra demissões imotivadas e fim da rotatividade.

● Fim das metas abusivas e combate ao assédio moral

● Mais segurança

● Igualdade de oportunidades.

Com agências