10/01/2011 12:00 am

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL NO MA

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL NO MA

Será realizada no dia 11 de janeiro, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, em São Luís (MA), audiência pública destinada a prestar informações sobre a atividade de perfuração marítima na Bacia do Pará-Maranhão da empresa OGX Petróleo e Gás. A audiência, promovida pelo IBAMA, é aberta a toda a comunidade. Foram convidados moradores dos municípios de São Luís e Raposa, que fazem parte da área de influência da atividade.

A OGX, a exemplo de outras empresas do setor, irá perfurar poços na Bacia do Pará-Maranhão, com o objetivo de encontrar reservas de petróleo e gás natural. A companhia possui cinco blocos na região, todos localizados a mais de 120 km da costa: BM-PAMA-13, BM-PAMA-14, BM-PAMA-15, BM-PAMA-16 e BM-PAMA-17. Por conta da distância, não será possível visualizar da costa a plataforma em operação.

A atividade de perfuração está prevista para acontecer no período de janeiro de 2011 a maio de 2012.

Para saber mais:

1) Para que serve a audiência?
A audiência pública é uma etapa obrigatória do processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA. Na audiência será explicado como é realizada a atividade de perfuração, as interferências positivas e negativas que ela poderá causar e as ações propostas para garantir que a atividade ocorra de modo a preservar o meio ambiente e respeitar a população local.

2) Quem pode participar?

A audiência pública é gratuita e aberta, podendo ser assistida por toda a comunidade. 

3) Como eu faço para participar?

Basta se dirigir até o local. Não é necessária inscrição prévia, nem convite, nem documentos. Também haverá rotas de ônibus gratuito para algumas regiões dessas cidades. Para saber se há um ônibus perto de sua casa, ligue para 0800-722-0742.

4) Haverá cadastramento para empregos?

Não. A OGX não está cadastrando pessoas para empregos. Também não há previsão de abrir escritório no município.

5) O que a OGX vai fazer na Bacia do Pará-Maranhão e a partir de quando?

A OGX vai realizar uma atividade conhecida como perfuração marítima, que consiste na perfuração de poços no mar para a descoberta de petróleo ou gás natural. Em caso de descoberta, a empresa irá produzir este petróleo, o que poderá levar alguns anos. A empresa possui cinco blocos na Bacia do Pará-Maranhão. No momento, os técnicos da OGX estão estudando os melhores pontos onde os poços serão perfurados. Os primeiros poços na bacia operados pela OGX serão perfurados a partir do começo de 2011.

Fonte : Ascom/OGX

FONTE: http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticia/audiencia-publica-discutira-exploracao-de-petroleo-e-gas-natural-no-ma-8883.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br