10/02/2011 12:00 am

ATO PÚBLICO DISCUTE AÇÕES DO GOVERNO PARA A REGIÃO DO MÉDIO MEARIM

ATO PÚBLICO DISCUTE AÇÕES DO GOVERNO PARA A REGIÃO DO MÉDIO MEARIM

O vice-governador Washington Luiz participou de ato público na Câmara Municipal de Trizidela do Vale com lideranças políticas locais e de toda Região do Médio Mearim para tratar das ações do governo na região. A reunião aconteceu na quarta-feira (8).

O convite partiu do Diretório do PT de Trizidela e se estendeu aos prefeitos e lideranças da região. Além do vice-governador estavam presentes os prefeitos de Trizidela do Vale, Jânio Balé e de Pedreiras, Lenoilson Passos; deputado Raimundo Louro; secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Antonio Heluy; Georgina Pinheiro, representando a Regional de Saúde; e Antonio Costa Filho, presidente do PT de Trizidela.

Devido às previsões de chuva acima da média para a região, um dos temas tratados no evento foi relacionado à chegada da estação chuvosa e o receio de enchente do Rio Mearim.  O prefeito de Trizidela, Jânio Balé, solicitou ao vice-governador que informasse à governadora da expectativa de conseguir recursos para a prevenção dos males causados pelas enchentes.

Washington Luiz explicou que o governo já está adotando medidas preventivas para minimizar as consequências das chuvas, inclusive com a criação de um plano emergencial que integra as ações de órgãos das administrações estadual e federal e as prefeituras. “A governadora já assinou um decreto que estabelece e confere as atribuições do Comitê de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas, que entre suas prioridades está a de promover medidas de prevenção e de reparação de danos causados pelas chuvas acima da média,” afirmou.

O deputado Raimundo Louro destacou a importância de contar com a presença do vice-governador do Estado para discutir com a população o problema das enchentes. “Sabemos que a governadora está sensibilizada com a questão. E sua presença aqui é muito importante nesse debate”, disse o deputado.

O vice-governador informou, também, que esteve em Brasília, na semana passada, representando a governadora Roseana, em audiências no Ministério da Integração e no DNOCS, solicitando providências para a questão da manutenção da Barragem do Flores.

Outro ponto tratado no encontro diz respeito ao grande volume de trabalhadores da região que saem para o sudeste do país em busca de trabalho nas plantações de cana. O secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, José Antonio Heluy destacou a importância da volta do Programa Viva Trabalhador para que as pessoas possam se qualificar para ocupar os postos de trabalho aqui mesmo na região. “Sabemos que muitos trabalhadores saem daqui em busca de serviço em outras regiões. Para evitar que isso continue a acontecer, já estamos desenvolvendo um plano que envolve diversas Secretarias de Estado e vamos regionalizar o Sine para que possamos intensificar as ações de qualificação,” afirmou José Antonio Heluy.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=14233

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br