10/12/2012 12:00 am

ATO EM LUTA PELA DEMOCRACIA – CONTINUAMOS LUTANDO NA TRILHA PELA DEMOCRACIA NA PUC-SP

CONTINUAMOS LUTANDO NA TRILHA PELA DEMOCRACIA NA PUC-SP

Os professores, estudantes e funcionários da PUC-SP não consideram legítima uma reitoria, cuja indicação decorre de um processo de desmonte da nossa democracia.  Isso porque a professora Drª Anna Maria Marques Cintra assinou publicamente um documento em que se comprometia em não aceitar a indicação, pelo Grão-Chanceler Dom Odilo Pedro Scherer, para o cargo de reitora caso não fosse eleita pelas urnas. Tendo obtido o terceiro lugar, a professora contrariou esse compromisso público.

Contra essa situação de ilegitimidade entramos em greve e nela permanecemos. A comunidade universitária se coloca em movimento na defesa de sua história e sua democracia.

O desrespeito à democracia na PUC é o ápice do processo de desestruturação da instituição que vem ocorrendo, especialmente, desde a demissão de cerca de 1000 funcionários e professores em 2005/2006.

Desde aquele momento ampliou-se o distanciamento da Universidade de sua história, renunciando a qualidade de ensino, pesquisa e extensão e aos compromissos com a sociedade brasileira.

Esse desrespeito decorre de fatores como: contratação de novos professores em condições precárias, com salários inferiores aos dos colegas mais antigos; maximização da carga de trabalho dos docentes; represamento da carreira docente e dos funcionários;  redesenho institucional reduzindo o papel do Conselho Universitário, enquanto instância acadêmica maior da universidade e criando um órgão decisório como  o Conselho de Administração; ineficiente Sistema de Administração  de matrículas e atendimento de alunos (SAE), devido à sua concepção inadequada da gestão escolar; redução do programa de bolsas e transferência para programas governamentais; assistência e permanência estudantil, como bolsas institucionais e mais que 25 bolsas-alimentação por semetre.

O movimento Democracia na PUC-SP convoca professores, estudantes e funcionários a acompanhar a reunião do CONSUN no dia 12/12/12, às 9:00 horas que decidirá sobre recurso que questiona a legalidade da nomeação da professora Anna Maria Marques Cintra no cargo de reitora.

Convocamos à comunidade universitária e a todos os defensores da democracia a participarem:

ATO EM LUTA PELA DEMOCRACIA

Dia 12/12/2012 – às 19:00 horas

Local:  QUADRA da PUC-SP (Monte Alegre)

VIVA A PUC-SP AUTÔNOMA E DEMOCRÁTICA!!

APROPUC-SP – AFAPUC – MOVIMENTO ESTUDANTIL PELA DEMOCRACIA NA PUC-SP – CA BENEVIDES PAIXÃO – GRUPO CONSTRUÇÃO COLETIVA – GRUPO UNA -MOVIMENTO RUGIDO DO LEÃO – CA CLARICE LISPECTOR – CARI – CASS