21/01/2011 12:00 am

ATENDIMENTO NAS UNIDADES ESTADUAIS (AM) DE SAÚDE AUMENTA EM ATÉ 30% DEVIDO VIROSE

ATENDIMENTO NAS UNIDADES ESTADUAIS (AM) DE SAÚDE AUMENTA EM ATÉ 30% DEVIDO VIROSE

MANAUS – As unidades da rede estadual de saúde que realizam o atendimento de urgência e emergência registraram no último mês um aumento de cerca de 30% no número de atendimento. O aumento está relacionado com a mudança de clima e temperatura comuns nesta época do ano e que proporciona a proliferação das chamadas viroses, que afetam principalmente as crianças.

Dados estatísticos da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) mostram que o número de atendimento aumentou de 11.258 em julho para 13.578 em dezembro do ano passado, no Pronto-socorro da Criança Zona Oeste, localizado no bairro da Compensa, e que oferece atendimento de urgência e emergência a crianças com idade entre zero e 13 anos.

No Serviço de Pronto-atendimento do Coroado, localizado no bairro de mesmo nome, foram registrados 20.098 atendimentos médicos no mês de julho, em dezembro o número chegou a 26.525. A unidade oferece atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidades a adultos e crianças.

Viroses

Segundo o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim, as viroses representam cerca de 50% dos atendimento realizados neste período nas unidades de urgência e emergência. “Em condições normais as viroses são responsáveis por cerca de 35% dos atendimentos, mas é comum esse aumento nesse período do ano e as nossas unidades estão preparadas para atender essa demanda”, explica o secretário.

As viroses são doenças que atingem principalmente as vias respiratórias, como a gripe e o resfriado. (JK)

 

FONTE: http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=118826

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br