10/12/2010 12:00 am

ASSINADO ACORDO PARA RECEPÇÃO DE DADOS DO SATÉLITE SINO-BRASILEIRO NA ÁFRICA DO SUL

ASSINADO ACORDO PARA RECEPÇÃO DE DADOS DO SATÉLITE SINO-BRASILEIRO NA ÁFRICA DO SUL

Foi assinado nesta quinta-feira (9), em Joanesburgo, durante o lançamento da Agência Espacial Sul-Africana (Sansa, na sigla em inglês), o memorando de entendimento entre África do Sul, China e Brasil que permitirá a recepção naquele país das imagens do satélite sino-brasileiro Cbers-3, que deve ser colocado em órbita no final de 2011.

A iniciativa de proporcionar a países em desenvolvimento os benefícios do uso de dados de satélites começou em 2007, quando Brasil e China lançaram o programa “Cbers for Africa”. Desde então, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável no Brasil pelo Programa Cbers, tem firmado cooperações para instalar infraestrutura de recepção de dados de satélites em todo o continente africano.

O memorando agora assinado é destinado à recepção e distribuição na África do Sul e beneficiará também Angola, Botsuana, Lesoto, Moçambique, Suazilândia, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe.

As informações geradas por satélites, como dados de desmatamento, de áreas agrícolas e sobre o crescimento de áreas urbanas, são importantes para construir a sustentabilidade. “Além dos dados de satélite, o Brasil, através do Inpe, está comprometido em compartilhar seus softwares livres para processamento de imagens e, também, a experiência e tecnologia na observação da Terra com outras nações em desenvolvimento”, afirmou Jose Teixeira da Matta Bacellar, do Inpe.


Fonte:
Agência Espacial Brasileira

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/9/assinado-acordo-para-recepcao-de-dados-do-satelite-sino-brasileiro-na-africa-do-sul

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br