19/12/2011 12:00 am

Assembleia Geral da ONU condena direitos humanos na Síria

Assembleia Geral da ONU condena direitos humanos na Síria

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou nesta segunda-feira uma resolução que condena os direitos humanos na Síria, onde a repressão do governo a protestospopulares deixaram mais de 5.000 mortos, segundo estimativas da ONU.

A resolução foi aprovada por 133 votos a favor, 11 contra e 43 abstenções. O embaixador sírio na ONU disse que a resolução é parte de um complô “diabólico” contra seu país.

A Assembleia também pediu o fim imediato da violência no país.

A resolução, defendida pelo Reino Unido, França e Alemanha, pede às autoridades sírias que coloquem em prática o plano de paz elaborado pela Liga Árabe no mês passado “sem mais atraso”.

Entre outros pontos, o acordo prevê a retirada das forças de segurança sírias das ruas, a libertação de prisioneiros políticos e o início do diálogo com a oposição, além da entrada de observadores internacionais no país para acompanhar a aplicação do plano.

ACORDO

A Síria assinou nesta segunda-feira, no Cairo, o acordo da Liga Árabe que prevê a entrada de observadores internacionais no país, como parte do esforço internacional para pôr fim à repressão do regime sírio aos protestos populares que, desde meados de março, pedem a saída do ditador Bashar Assad.

A primeira delegação de observadores, que incluirá especialistas em segurança e administração, além de juristas oriundos de todos os países árabes, será enviada a Damasco nas próximas 72 horas, afirmou o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Arabi.

O líder do principal grupo opositor Conselho Nacional Sírio, Burhan Galiun, afirmou que a assinatura é “um engano” de Damasco e que, com isso, o regime sírio está querendo ganhar tempo.

A Liga havia dado o prazo até quarta-feira para que a Síria assinasse o plano. Caso contrário, o grupo avaliava pedir uma ação do Conselho de Segurança da ONU para interromper a repressão do regime sírio ao levante popular.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1023468-assembleia-geral-da-onu-condena-direitos-humanos-na-siria.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br