15/02/2011 12:00 am

ASCOM AVANÇA PARA A COMUNICAÇÃO INTEGRADA

ASCOM AVANÇA PARA A COMUNICAÇÃO INTEGRADA

As tecnologias interativas e a comunicação integrada são os destaques da Assessoria de Comunicação da UFMA para 2011. Com esses focos, a professora mestre Giselle Marques, coordenadora da Ascom, está em Imperatriz e teve importante reunião acadêmica com docentes da área para traçar o planejamento de redimensionamento conjunto com o Núcleo do setor no Sul do Maranhão, no Campus da UFMA. O Núcleo, idealizado para incentivar a inclusão social da produção acadêmica e atividades do campus no conjunto de ações da Instituição teve início em novembro de 2008, com palestra da Assessora. 

Na reunião, além da Professora Roseane Pinheiro, que desde o início do núcleo vem coordenando os trabalhos, participaram as professoras do curso de Jornalismo/Campus, Thaisa Bueno e Denise Ayres, que irão integrar-se à equipe ascom, a partir deste semestre, atuando como Editoras colaboradoras, para intensificar a divulgação das ações da UFMA no Estado. Elas irão orientar e supervisionar as atividades de estudantes bolsistas e dos novos estagiários do curso. São esperados em média sete novos estagiários curriculares para o setor, além dos dois bolsistas, que já produzem notícias regularmente. 

“A Ascom é importante para dar visibilidade às ações da UFMA e aproximar a academia da comunidade”, ressaltou a professora Denise Ayres. Para Thaisa Bueno, é uma oportunidade para o aluno articular o aprendizado em sala de aula e os desafios do dia a dia do jornalista. “É o momento de aprofundar seu compromisso com a profissão e a carreira antes de ingressar no mercado”. 

Para Roseane Pinheiro, que é também coordenadora do curso, “Aprimorar as atividades do Núcleo da Ascom em Imperatriz é investir na responsabilidade social da UFMA. Desde que foi criado, em 2008, o núcleo vem permitindo a inclusão de alunos com bolsas de trabalho. A assessoria também é uma vitrine, onde os estudantes ganham visibilidade profissional para depois entrarem no mercado”, afirmou Roseane. 

Na análise da jornalista Giselle Marques, a UFMA em Imperatriz está em plena expansão na pesquisa, no ensino, na extensão e na infra-estrutura, em geral. “Esse trabalho de qualidade precisa ter ampliado a sua aplicação social. A comunicação é um caminho fundamental para essa mediação com seus públicos e entre seus segmentos internos. Estamos promovendo a integração, construindo uma visão macro do desenvolvimento da universidade em todo o Estado. Apresentamos ao reitor Natalino Salgado a necessidade de estabelecermos uma nova estrutura no setor e ele nos deu apoio para iniciarmos o processo de reestruturação da Ascom em Imperatriz”, pontuou a assessora chefe da Ascom. 

Além de ser a voz e a imagem da Instituição, a Ascom produz informação com compromisso social. Desde 2007, destaca-se também na Universidade como um relevante campo de estágio para os cursos de comunicação, tornando-se num espaço fundamental para que os estudantes tenham contato com a sociedade e com a mídia, que será o principal campo de trabalho, no mercado profissional. 

As atividades da assessora com o grupo editorial continuarão até a quinta com workshop com os estagiários, para produção jornalística, visitas aos meios de comunicação e planejamento interno para integração com o que está sendo desenvolvido paralelamente em São Luís. 

Produção para web, redes sociais, conteúdos para TV e programas de rádios, entre outras, são as novas ferramentas de contato com a mídia, a sociedade, estudantes, professores e servidores, que terão ainda mais investimento da UFMA ao longo do ano. A linha mestra, a comunicação estratégica, delineará todas as políticas de comunicação, interligando todo o estado do Maranhão, com cobertura diária, conteúdos on line e jornalismo científico, com o objetivo mostrar o compromisso social da instituição. 

A foto no sentido horário:Giselle Marques, Denise Ayres, Roseane Pinheiro e Thaísa Bueno 
Foto de Aline Lima 

 

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=10107

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br