8/09/2010 12:00 am

ARTICULAÇÃO POPULAR SÃO FRANCISCO VIVO LANÇA DOCUMENTO QUE COBRA 10 COMPROMISSOS DOS CANDIDATOS

ARTICULAÇÃO POPULAR SÃO FRANCISCO VIVO LANÇA DOCUMENTO QUE COBRA 10 COMPROMISSOS DOS CANDIDATOS

Articulação São Francisco Vivo envia documento aos candidatos para os cargos legislativos e executivos dos estados da Bacia do São Francisco (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), além dos candidatos à Presidência da República, com 10 propostas importantes com as quais os candidatos devem se comprometer para terem apoio das mais de 300 organizações e entidades da Bacia do São Francisco, que fazem parte da Articulação. Acesse o documento clicando aqui.

Ajudar na eleição de candidatos comprometidos com as lutas relacionadas à revitalização do rio São Francisco. Esse é o objetivo do documento lançado pela Articulação Popular São Francisco Vivo. 

Intitulado “10 compromissos com a Bacia do Rio São Francisco para votar em você”, o documento lista 10 propostas importantes com as quais os candidatos devem se comprometer para terem apoio das mais de 300 organizações e entidades da Bacia do São Francisco que fazem parte da Articulação. O documento está sendo enviado aos candidatos para os cargos legislativos e executivos dos estados da Bacia do São Francisco (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), além dos candidatos à Presidência da República. 

Após a resposta, pretende-se fazer uma ampla divulgação tanto dos nomes que se comprometeram com as propostas como dos que se negaram a responder ou se omitiram. A idéia é que o documento influencie no voto da população da Bacia, estimada em 14 milhões. Passada a eleição, os compromissos assinados pelos candidatos servirão para futuras cobranças do eleitorado.

Motivação
A proposta dos “10 compromissos com a Bacia do rio São Francisco” surge em meio à constatação de que as eleições nos últimos anos tem se esvaziado de sentido mais profundo. O documento faz duras críticas ao atual momento da política brasileira em que as promessas de campanha pouco refletem nos anos subsequentes de mandato dos políticos. “Insurgindo-nos contra esse cenário, queremos torná-lo oportunidade para que nossas reivindicações e propostas sejam conhecidas e cheguem aos candidatos” diz o texto introdutório.

O documento também critica as agressões cometidas contra o meio ambiente e as populações que vivem no território da Bacia do São Francisco. “Chegaram ao nível de saturação não só a corrupção política e eleitoral, mas também as agressões aos ecossistemas e aos povos e comunidades a eles ligados simbioticamente, na bacia do São Francisco e em outras bacias”. 

Entre os 10 compromissos cobrados dos políticos para que sejam dignos do voto, estão: uma reforma agrária que democratize o acesso e limite a propriedade da terra; o posicionamento contrário à transposição e à construção das barragens de Riacho Seco, Pedra Branca e Pão de Açúcar e de Usinas Nucleares, que estão sendo planejadas para o Rio São Francisco; a defesa de um verdadeiro programa de revitalização que vá além do incipiente esgotamento sanitário que está sendo realizado em algumas cidades ribeirinhas, dentre outros.

Sobre a Articulação
A Articulação Popular São Francisco Vivo (APSFV) existe desde 2005. Sua finalidade é congregar e fortalecer movimentos populares e organizações sociais (associações, sindicatos, pastorais, ONGs) na luta em defesa das comunidades e de toda a vida dependente do grande rio e de seus afluentes. Nestes cinco anos, cerca de 320 destas entidades de toda a bacia hidrográfica têm feito parte de uma permanente mobilização social por uma revitalização do São Francisco compreendido como Terra e Água, Rio e Povo. Seja no enfrentamento de um Projeto de Transposição imposto como falsa solução para a questão hídrica do Semiárido e em completa desatenção quanto ao estado de degradação do rio, seja na luta por uma inexistente Revitalização verdadeira do complexo de vida que é o Rio São Francisco, a Articulação tem marcado o cenário político e social-ambiental brasileiro.

Para acessar o documento, clique aqui.

FONTE: http://www.cptnacional.org.br/index.php/noticias/16-cpt/390-articulacao-popular-sao-francisco-vivo-lanca-documento-que-cobra-10-compromissos-dos-candidatos

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br