2/07/2012 12:00 am

Aposentados pressionam pelo fim do fator previdenciário

Aposentados pressionam pelo fim do fator previdenciário

 

Os aposentados marcaram para esta terça-feira (3) um ato religioso no Salão Verde da Câmara dos Deputados. O evento, que deve reunir cerca 200 pessoas, entre aposentados e pensionistas de todo o Brasil, para chamar a atenção do governo e do congresso sobre a necessidade de votar o fim do fator previdenciário.

 

 “O fator previdenciário é forma nefasta que achata o valor das aposentadorias”, explica Miguel Torres, presidente em exercício da Força Sindical, central que está à frente da manifestação. Eles defendem a proposta alternativa que está em tramitação na Câmara, que prevê a substituição do fator por um sistema 85/95 (soma do tempo de contribuição com a idade) e não teria redução de média salarial, usada com base para o cálculo do benefício. Para mulheres, a soma seria 85 e 95 para homens.

Na semana passada, o governo decidiu adiar para agosto a votação do fim do fator previdenciário na Câmara dos Deputados. A decisão foi anunciada após reunião dos líderes da base do governo e os ministros da Fazenda, Guido Mantega; da Previdência, Garibaldi Alves; e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Para continuar as negociações o governo agendou nova reunião, no dia 10 de julho.

 

A decisão foi criticada pelo deputado Assis Melo (PCdoB-RS) que, na ocasião, afirmou que

“a manobra do governo frustra expectativa dos trabalhadores ao jogar a votação do fator previdenciário para agosto. Sabemos que no segundo semestre existe a diminuição do ritmo do parlamento, tendo em vista as eleições municipais. Ou seja, este debate volta apenas em 2013, se houver muita pressão dos trabalhadores”, avalia Assis Melo.

 

Da Redação de Brasília

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=187406&id_secao=8

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br