16/07/2010 12:00 am

APÓS REUNIÃO, PROFESSORES DO MUNICÍPIO DECIDEM MANTER GREVE

Já são cinquenta e oito dias de paralisação e mais de cem mil alunos sem aulas.

Tiago Soares/TV Mirante

SÃO LUÍS – Sem acordo. Professores da rede municipal de ensino de São Luís decidem manter a greve. A decisão foi tomada depois de uma reunião entre o sindicato da categoria e representantes da prefeitura. Já são cinquenta e oito dias de paralisação e mais de cem mil alunos sem aulas. Na escola Roseno de Jesus Mendes, no bairro Vila Janaína, não é só o lixo que está acumulado, o conteúdo das disciplinas também. Assim como em todas as escolas da rede municipal de ensino, já são quase sessenta dias sem aula.

A greve dos professores se tornou uma ameaça de prejuízo nos estudos de mais de 113 mil crianças e adolescentes. Na terça-feira, o juiz José Américo Abreu, da 1ª Vara da Infância e Juventude, determinou à Prefeitura de São Luís o retorno imediato das aulas, sob pena de multa diária de R$ 20 mil. Mas, o Sindicato dos Professores alegou que este mês ainda é de férias e, que, dependendo de um acordo, as aulas seriam reiniciadas em agosto. Esta manhã, alguns professores estiveram na Praça Deodoro para mostrar que a greve continua. A decisão foi tomada depois da reunião de ontem (15), com representantes da Procuradoria Geral do município e da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com o comando grevista, a prefeitura não ofereceu nenhuma nova proposta de reajuste e adiou para novembro a discussão de outras catorze reivindicações. Está marcada para a próxima terça-feira uma nova rodada de negociações. Mas, os professores já avisaram que se, dessa vez, não houver uma proposta melhor da Secretaria Municipal de Educação, eles não vão voltar para as salas de aula nem mesmo em agosto, depois das férias.

FONTE: http://www.sindeducacao.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=180&Itemid=28