28/06/2010 12:00 am

APÓS AMEAÇA DE SINDICATO, USP PEDE PROTEÇÃO DA PM PARA CENTRO DE COMPUTAÇÃO

Em São Paulo
A reitoria da USP (Universidade de São Paulo) pediu nesta segunda-feira (28) a proteção da PM (Polícia Militar) para o CCE (Centro de Computação Eletrônica). O pedido ocorreu devido às ameças feitas na semana passada pelo Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP) de invadir o centro, que controla os sistemas de informação acadêmica e administrativa da universidade.

Na última semana, os grevistas haviam decidido que, caso não houvesse negociação até a sexta-feira (25), o CCE seria bloqueado. A próxima reunião entre a universidade e os servidores está prevista para esta quarta-feira (30), às 9h, na Rua Itapeva, nº 26.

Segundo Magno de Carvalho, diretor do sindicato, o encontro desta 4ª será chave, pois a universidade só tem até esta sexta-feira para dar o reajuste. A partir do sábado (3), será proibido obter aumentos salariais devido à legislação eleitoral, que veda aumentos três meses antes das eleições.

Caso as reivindicações do Sintusp não sejam atendidas –reajuste de 5% e pagamento dos dias parados– os servidores prometem ocupar o CCE. “Se a negociação não avançar, o reitor estará nos chamando para o confronto”, diz Carvalho.

Creche central
Os grevistas fizeram um piquete na manhã desta 2ª em frente à creche central da instituição, fechando o local. Houve discussão entre pais e grevistas e a PM chegou a ser acionada. Segundo reportagem da Folha.com, um grupo de cerca de 25 funcionários chegou ao local por volta das 6h e fechou a entrada da creche com faixas e placas.

Com a chegada dos pais dos alunos, por volta das 7h30, houve discussão e um pai acabou acionando a PM. Ao todo, duas viaturas foram ao local, mas foram embora momentos depois. Os pais ainda insistiram para deixar os filhos na creche até por volta das 9h30, quando desistiram e deixaram o local.

FONTE: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/06/28/apos-ameaca-de-sindicato-usp-pede-protecao-da-pm-para-centro-de-computacao.jhtm