18/11/2010 12:00 am

APEX-BRASIL E FUNDAÇÃO ODEBRECHT VÃO APOIAR COOPERATIVAS DE PRODUTORES AGRÍCOLAS NA BAHIA

APEX-BRASIL E FUNDAÇÃO ODEBRECHT VÃO APOIAR COOPERATIVAS DE PRODUTORES AGRÍCOLAS NA BAHIA

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assina nesta quarta-feira (17), em Brasília, acordo de cooperação técnica com a Fundação Odebrecht.  O objetivo é beneficiar cooperativas de produtores agrícolas da região do Baixo Sul do estado da Bahia por meio de ações de sensibilização, capacitação, promoção e inteligência comercial, além da atração de parceiros internacionais para cooperação. As cooperativas são parceiras da Fundação Odebrecht no Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (Pdis).

Com o acordo, as cooperativas da região terão apoio técnico para se inserir no mercado externo ou, em alguns casos, ampliar suas exportações. Inicialmente serão beneficiadas as seguintes organizações: Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), Cooperativa das Produtoras e Produtores da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap) e Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), que reúnem 924 famílias rurais.

Num primeiro momento, serão trabalhados no exterior o palmito de pupunha e o artesanato de palha de piaçava. Os países identificados por representantes da Apex-Brasil como possíveis mercados desses produtos são: Canadá, França, Alemanha e Estados Unidos.

Com o apoio da agência, as cooperativas participantes se engajaram em projetos setoriais integrados de promoção de exportações e participaram, este ano, de eventos internacionais. O palmito de pupunha produzido na região foi apresentado nas feiras Fancy Food, em junho nos Estados Unidos, e no Salón International de L`Alimentation (Sial) na França, principal evento mundial do segmento de alimentos e bebidas, realizado em outubro. Os produtores também participaram das ações de marketing da Apex-Brasil na Fórmula Indy durante a corrida do Canadá. As cooperativas já trabalham com a marca Cultiverde, desenvolvida no âmbito do Pdis.

 

Fonte:
Apex-Brasil

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/17/apex-brasil-e-fundacao-odebrecht-vao-apoiar-cooperativas-de-produtores-agricolas-na-bahia

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br