30/06/2010 12:00 am

APEOESP DEBATE "A MÍDIA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS" NESTA QUINTA

APEOESP DEBATE “A MÍDIA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS” NESTA QUINTA
O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) promove, nesta quinta-feira (1/7), a partir das 9h, no Hotel Braston, o Seminário A Mídia e os Movimentos Sociais. Um dos temas a ser debatido será a cobertura jornalística da greve dos professores realizada neste semestre.

Os jornalistas Conceição Leme (Blog do Azenha), Alípio Freire (Jornal Brasil de Fato), Carlos Lopes (editor do jornal Hora do Povo) e Renato Rovai (editor da Revista Fórum) confirmaram presença ao debate. Participam ainda do debate representantes de entidades como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), ONG Ação Educativa, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Centro do Professorado Paulista, Sindicato dos Supervisores de Ensino (Apase) e Sindicato dos Diretores de Escolas do Estado de São Paulo (Udemo), além de sindicatos de outras áreas, como Jornalistas, Bancários e Metalúrgicos.

Coincidentemente, o seminário da Apeoesp ocorre no mesmo dia em que movimentos que compuseram o Comitê Nacional Pró-Conferência Nacional de Comunicação (CNPC) realizam seminário em Brasília para debater os desdobramentos da Conferência.

O evento da Apeoesp pretende debater a forma pela qual os principais órgãos de mídia realizam a cobertura dos movimentos sociais e como esta cobertura pode influenciar a opinião pública. A decisão de realizá-lo foi tomada após a recente greve do magistério público paulista, em resposta à maneira como aquele movimento foi noticiado e comentado em diversos veículos de comunicação.

Após o evento, a entidade encaminhará aos principais veículos de comunicação uma carta ponderando sobre o seu papel social e o entendimento de que a forma pela qual realizam a cobertura dos fatos relacionados aos movimentos sociais pode resultar em contribuições importantes para a definição de políticas públicas, desde que estejam abertos para a diversidade e o debate de ideias, com isenção e responsabilidade.

Serviço:
Seminário “A mídia e os movimentos sociais”
Data: 1º de julho (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Hotel Braston (Rua Martins Fontes, nº 330, centro, São Paulo/SP)

Da redação, com Apeoesp

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=8&id_noticia=132411

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br