14/06/2012 12:00 am

Apenas 25% do documento final da Rio+20 está definido, diz ONU

Apenas 25% do documento final da Rio+20 está definido, diz ONU

DE SÃO PAULO

Apenas 25% do documento final da Rio+20 esta fechado e existem quatro ou cinco pontos sem acordo que fazem todo o resto do texto de refém.

A afirmação foi feita por Nikhil Seth, diretor do Divisão de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em entrevista coletiva no Riocentro, sede da conferência.

Seth é um dos principais negociadores da Rio+20 e reconheceu hoje que hádificuldades para se obter um acordo e fechar o documento final.

Entre os pontos que impedem um acordo estão o financiamento da transição para o desenvolvimento sustentável e o próprio conceito de economia verde.

Caso os impasses não sejam solucionados, é grande a chance de que a negociação não termine amanhã, no prazo oficial, e tenha que se prolongar até o inicio da cúpula de chefes de Estado e governo, na próxima quarta-feira.

No entanto, Seth apelou para evitar que se trabalhe com percentuais.

“O acordo deve passar por todo o texto. Não é bom usar essa estatística para avaliar quanto trabalho ainda falta. Mas no documento, ao resolver as questões principais, estará solucionado o texto como um todo”, acrescentou, referindo-se às principais pendências.

A expectativa é que os negociadores fechem a última versão do documento até o dia 19 para que os 115 chefes de Estado e de governo, que se reúnem na fase final da Rio+20, entre os dias 20 e 22, possam assiná-lo.

Seth lembrou que é comum, em cúpulas, que a versão final dos textos fique pronta às vésperas da reunião dos líderes políticos.

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1104692-apenas-25-do-documento-final-da-rio20-esta-definido-diz-onu.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br