1/12/2011 12:00 am

Anúncio de resultados das eleições no Egito é adiado pela segunda vez

Anúncio de resultados das eleições no Egito é adiado pela segunda vez

DA EFE, NO CAIRO

A comissão eleitoral egípcia decidiu nesta quinta-feira adiar pela segunda vez o anúncio dos resultados parciais dos dois primeiros dias de votação das eleições legislativas egípcias, que estava previso para esta quinta-feira.

Segundo um porta-voz da comissão, os resultados serão divulgados na sexta-feira porque a apuração ainda não foi concluída em várias circunscrições. O mesmo motivo foi alegado na quarta-feira para postergar o anúncio para esta quinta.

A decisão de adiar o anúncio foi feito pouco mais de uma hora antes do início de uma coletiva de imprensa que estava prevista para a divulgação de resultados parciais.

O presidente da comissão eleitoral egípcia, Abdelmoaiz Ibrahim, disse à agência oficial Mena que o atraso se deve “ao grande aumento do número de eleitores”.

Nos dias 28 e 29 de novembro, ocorreram os dois primeiros dias de votação em nove províncias. Cerca de 17 milhões de egípcios estavam convocados para comparecer às urnas.

LIDERANÇAS

Apesar de os resultados parciais ainda não terem sido divulgados oficialmente, o islamita Partido Liberdade e Justiça (PLJ), braço político da Irmandade Muçulmana, afirmou que está na liderança da contagem de votos, com cerca de 40% em várias províncias.

O PLJ estaria seguido pelos salafistas do partido Al Nur e pelo liberal Bloco Egípcio, segundo informações divulgadas na imprensa local.

As eleições desta semana para formar a Assembleia do Povo (câmara baixa), que acontece em três fases e se prolongam até janeiro, são as primeiras desde a queda do ex-ditador Hosni Mubarak, em fevereiro, devido à onda de revoltas da “Primavera Árabe”.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1015017-anuncio-de-resultados-das-eleicoes-no-egito-e-adiado-pela-segunda-vez.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br