21/11/2012 12:00 am

ANPG promove debate sobre consolidação do Sistema Único de Saúde

ANPG promove debate sobre consolidação do Sistema Único de Saúde

 

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) realizou um debate no espaço da programação do Congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em Porto Alegre (RS), cujo tema foi a “Formação da Pós-graduação em Saúde para consolidação do SUS”.  evento ocorreu na sexta-feira (16).

Participaram do debate o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), Mozart Sales; pela professora Dra. Marina Atanaka, coordenadora do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva; pelo professor Dr. Ricardo Burg Ceccim, da Rede Unida; pela professora Carla Salvaterra, pró-reitora da Universidade de Bolonha; e pelos diretores da ANPG, Jouhanna Menegaz e Marcos Pedrosa. Realizou ainda uma plenária de pós-graduandos em saúde na sequência desta atividade.

 

A ANPG vem defendendo por meio do Fórum a opinião de que há necessidade de uma diversificação da formação de pós-graduação e de maior compromisso das modalidades com a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Em sua fala, a secretária geral da ANPG, Jouhanna, parabenizou o trabalho da SGTES e pontuou a necessidade de equilíbrio entre a política da secretaria que se sustenta na ênfase do fomento da formação para o trabalho centrada na modalidade lato sensu com uma política de aproximação do stricto sensu da secretaria e das necessidades do SUS, necessitando para tanto de maior diálogo com as agências de fomento, em especial a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

As discussões foram bastante aprofundadas durante a mesa de debate e a plenária do Fórum que aprovou a Carta de Porto Alegre, sinalizando uma ampliação do espectro organizativo do Fórum e de novo encontro a ser realizado em janeiro de 2013, na cidade de Recife, durante a Bienal de Cultura e Arte das Entidades Estudantis, a Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE).

 

Para além dos encaminhamentos desta carta, a plenária indicou a associação institucional da ANPG, a Abrasco, e a solicitação de participação no Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Foi acertada também para dezembro uma reunião entre ANPG e SGTES, no intuito de fortalecer o debate acerca das contribuições da pós-graduação para a consolidação do SUS.

 

A ANPG participou ainda de assembleia da Rede Unida onde apresentou a proposta de encontros de pós-graduandos em saúde nos encontros regionais preparatórios do congresso da Rede, a realizar-se em 2014.

 

Fonte: ANPG

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=199333&id_secao=8

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br