29/10/2010 12:00 am

ANP DEVE ANUNCIAR DESCOBERTA NOVA DE RESERVA GIGANTE NO PRÉ-SAL EM 48H

ANP DEVE ANUNCIAR DESCOBERTA NOVA DE RESERVA GIGANTE NO PRÉ-SAL EM 48H

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) anunciou nesta quinta-feira (28) que a maior descoberta de óleo do Brasil deve ser confirmada nas próximas 48 horas, quando espera concluir a perfuração do poço exploratório da área de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, confirmou que a agência divulgará, nesta sexta-feira (29) o volume de petróleo e o tamanho da reserva de óleo relativos à nova descoberta no Campo de Libra, na área do pré-sal da Bacia de Santos.

Segundo levantamentos preliminares, a área de Libra pode conter entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris, volume superior aos de Tupi que têm reservas entre 5 e 8 bilhões. Tupi é maior jazida já descoberta no País. A perfuração da área teria atingido o alvo a 6,9 mil metros de profundidade. Os indícios indicam tratar-se de petróleo. As estimativas são do relatório da consultoria Gaffney Cline & Associates (GCA), contratada pela ANP para avaliar as reservas do pré-sal, inclusive dos blocos usados na cessão onerosa.

A área pertence à União e, caso aprovado o novo marco regulatório, poderá integrar o primeiro leilão pelo novo modelo de partilha. Como operadora única do pré-sal, a Petrobrás já detém 30% das reservas de Libra, como de todas as outras áreas da região do pré-sal.

A área vem sendo explorada pela Petrobras como parte do processo de cessão onerosa de capitalização da empresa e não faz parte dos blocos já licitados na região.

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, não quis comentar o assunto. “Libra é uma patrimônio da União e nós não vamos falar a respeito”.


Fonte: 
Agência Brasil

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/10/28/anp-deve-anunciar-descoberta-nova-de-reserva-gigante-no-pre-sal-em-48h

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br