29/12/2011 12:00 am

Angola prepara eleições livres para 2012, diz presidente

Angola prepara eleições livres para 2012, diz presidente

 

 

Angola está preparando os mecanismos jurídicos necessários para realizar uma eleição parlamentar bem organizada, transparente e justa no final de 2012, disse o presidente José Eduardo dos Santos na quarta-feira.

 

Esse será o terceiro pleito na história do país desde o fim do colonialismo português, em 1975, conforme lembrou Dos Santos em um pronunciamento de fim de ano transmitido pelo canal público TPA.

 

Os partidos angolanos chegaram neste mês a um acordo sobre uma nova lei eleitoral, encerrando meses de negociações sobre quem deveria organizar o pleito.

 

A Unita, principal partido da oposição, anteriormente acusava o governista MPLA de tentar controlar a eleição ao cercear os poderes e a independência da Comissão Eleitoral Nacional.

 

Dos Santos, no poder desde 1979, não confirmou se irá comandar o MPLA numa tentativa de se reeleger, mas no mês passado ele sinalizou essa intenção, ao declarar que está disposto a qualquer missão que o partido lhe incumbir.

“Alguns partidos já anunciaram o candidato que irão apoiar para disputar a presidência na eleição, enquanto outros ainda estão por fazer o anúncio, como é natural”, disse ele.

 

Dos Santos no ano passado fortaleceu seu poder com uma nova Constituição que estabelece que o primeiro nome da lista partidária mais votada nas eleições parlamentares se torna o presidente do país, sem a necessidade de uma eleição presidencial direta.

 

MPLA e Unita travaram uma guerra civil na época da independência do país, que devastou o país e só terminou definitivamente em 2002.

 

UOL

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=172159&id_secao=9

 

 

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br