24/11/2010 12:00 am

ANEEL APROVA REAJUSTES TARIFÁRIOS PARA AMAPÁ, RONDÔNIA E ACRE

ANEEL APROVA REAJUSTES TARIFÁRIOS PARA AMAPÁ, RONDÔNIA E ACRE

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (23) reajustes tarifários anuais para as distribuidoras Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), além da empresa Companhia de Eletricidade do Acre S/A (Eletroacre).

As novas tarifas entram em vigor no dia 30 de novembro. Os consumidores da Ceron terão aumento médio de 10,60%, enquanto os da Eletroacre terão 7,42%. No caso da CEA, a nova tarifa deveria entrar em vigor também no próximo dia 30 de novembro, mas a distribuidora não poderá aplicara correção se continuar inadimplente com o pagamento de diversos encargos do setor elétrico. Depois de cumprir suas obrigações setoriais, a concessionária poderá aplicar reajuste médio de 47,92%. A CEA atende a 14 municípios do Amapá, incluindo a capital Macapá, totalizando 156.010 unidades consumidoras.

Os percentuais de reajuste refletem, entre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período, os custos com aquisição de energia e o aumento da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), encargo incidente nas tarifas de energia elétrica destinado a subsidiar a geração de energia nos sistemas elétricos instalados não integrantes do Sistema Interligado Nacional.

Ao calcular os índices, a agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos gerenciáveis e custos não-gerenciáveis como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.


Fonte:
Aneel

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/23/aneel-aprova-reajustes-tarifarios-para-amapa-rondonia-e-acre

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br