7/02/2011 12:00 am

AMNISTIA INTERNACIONAL: BUSH PODE SER PROCESSADO POR TER AUTORIZADO TORTURAS

AMNISTIA INTERNACIONAL: BUSH PODE SER PROCESSADO POR TER AUTORIZADO TORTURAS

O antigo Presidente norte-americano George W. Bush pode ser processado em qualquer país depois de ter admitido publicamente que tinha autorizado torturas nos interrogatórios dos serviços de segurança norte-americanos, de acordo com a Amnistia Internacional (AI).

 

Bush cancelou no sábado um visita privada à Suiça, de acordo com o Diário de Notícias (DN), prevista para a próxima semana no meio das pressões de grupos activistas que tinham convocado protestos e pedido ao governo suíço para abrir um processo judicial contra o ex-Presidente, segundo a imprensa helvética.


O DN indica que na sexta-feira, a AI entregou um relatório extenso ao ministério público e ao governo suiço no qual lhes pdeia que detivessem Bush caso viajasse ao país e investigassem o papel assumido na execução de torturas.

Neste relatório, a AI recordava o compromisso da Suiça na prevenção da tortura e sublinhava os pontos da legislação internancional que forçavam o país helvético a actuar contra George W. Bush.

A AI afirmou hoje que tendo em conta que a administração norte-americana não deu ouvidos aos repetidos apelos para se investigar George W. Bush “a comunidade internacional deve actuar.


SAPO

 

FONTE: http://noticias.sapo.cv/info/artigo/1128009.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br