18/01/2011 12:00 am

AMÉRICA LATINA É PRIORIDADE NA POLÍTICA EXTERNA DO IRÃ, AVISA PARLAMENTAR IRANIANO

AMÉRICA LATINA É PRIORIDADE NA POLÍTICA EXTERNA DO IRÃ, AVISA PARLAMENTAR IRANIANO

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A América Latina foi incluída na lista de prioridades da política externa do Irã, segundo o presidente da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano, Alaeddin Boroujerdi. A iniciativa foi anunciada depois de uma série de reuniões entre Boroujerdi e a porta-voz do do Congresso do Uruguai, Ivonne Pasada. A uruguaia passou o dia ontem (17) em Teerã. Pasada fica mais um dia no Irã.

De acordo com as duas autoridades, Irã e Uruguai firmarão acordos de parcerias para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas. Segundo Boroujerdi, há uma consolidação nas relações baseada no respeito mútuo. As informações são da rede de televisão do Irã, a Press TV.

Boroujerdi afirmou ainda que o Parlamento apoiará os esforços para a ampliação das relações entre Irã e os países latino-americanos. Ainda hoje (18) a representante do Uruguai terá uma série de reuniões com integrantes do governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

Atualmente, Brasil e Venezuela são os países latino-americanos que mantêm relações mais intensas com o Irã. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi pelo menos uma vez ao Irã, assim como Ahmadinejad esteve na Venezuela.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o principal negociador, no ano passado, da troca de urânio levemente enriquecido do Irã pelo produto enriquecido a um percentual mais baixo. O acordo foi uma tentativa de encerrar o impasse que há sobre o programa nuclear iraniano.

Edição: Talita Cavalcante

 

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3167236

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br