26/11/2010 12:00 am

ALUNOS DO IFMA FARÃO UMA INTERVENÇÃO URBANA NA RUA GRANDE NESTA SEXTA

ALUNOS DO IFMA FARÃO UMA INTERVENÇÃO URBANA NA RUA GRANDE NESTA SEXTA

Como forma de denunciar o descaso das autoridades para a conservação dos casarões históricos do Centro de São Luís, 24 estudantes do curso técnico em Artes Visuais do Campus Centro Histórico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizam o Projeto Intervenção Urbana nesta sexta-feira, 26, das 9h às 12h, na Rua Grande.

A escolha da Rua Grande se deve pelo fato dela ser o espaço mais importante do comércio varejista da capital e por receber um grande número de consumidores. 32 fotografias da via em formato A3 (42cm x 30cm) serão espalhadas ao longo de toda a extensão da rua em 16 cavaletes. A ideia é chamar a atenção das pessoas para detalhes dos casarões que passam despercebidos. A poluição visual da Rua Grande é outro ponto contemplado pelo projeto.

De acordo com o professor Almir Valente Costa, coordenador da atividade, a intervenção busca mudar o olhar das pessoas. Em vez de vitrines, a exposição convida o público a observar a riqueza arquitetônica presente nos prédios históricos da Rua Grande. “As pessoas transitam e têm uma visão horizontal. Iremos verticalizar esse olhar, chamar a atenção para sutilezas que quase ninguém vê”, disse.

Durante a intervenção, os estudantes irão abordas as pessoas nas ruas e registrar esse primeiro momento do projeto. “Nosso campus ocupa um casarão histórico. Logo, temos por obrigação e vocação institucional o zelo pelo patrimônio arquitetônico e o trabalho de conscientização das pessoas”, lembrou o professor.

Os estudantes serão acompanhados por professores e técnicos do IFMA.

FONTE: http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=65704

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br