27/01/2011 12:00 am

ALEMANHA INCLINA-SE PARA GOVERNO ECONÓMICO NA ZONA EURO

ALEMANHA INCLINA-SE PARA GOVERNO ECONÓMICO NA ZONA EURO

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, defendeu hoje que se esclareçam “rapidamente os passos a dar para criar um Governo económico entre os países da zona euro, aberto à participação de outros países da União Europeia.

 

“Sou a favor de que se esclareça rapidamente o âmbito do chamado governo económico e os pormenores de um processo de decisão eficiente e democraticamente legitimado”, disse Schaeuble em artigo publicado no jornal Frankfurter Allgemeine.

Até agora, o Governo alemão tinha colocado reservas à criação de um governo económico na Europa – uma proposta com origem na França, durante a crise das dívidas soberanas –, mas recentemente a chanceler Angela Merkel também se mostrou mais aberta à ideia. 

Schaeuble, sublinhou, no entanto, que o governo económico “não deve ser um clube fechado”, mas deve permitir a participação voluntária de outros países da União Europeia que não tenham adoptado a moeda única.

No que se refere à actual situação na zona euro, o ministro democrata-cristão disse que esta será ultrapassada, lembrando que “a integração europeia saiu sempre reforçada das crises”.

Actualmente, porém, os mercados financeiros e os mercados de capitais “estão muito nervosos, e testam até que ponto é que a cooperação europeia funciona”, constatou. 

Ajuda aos países endividados é “dever moral”

Por seu lado, o presidente executivo do grupo Metro AG, o maior do retalho na Alemanha, Eckhard Cordes, veio dizer hoje que a Alemanha tem o “dever moral” de ajudar países endividados como Portugal e a Grécia.

“Existe quase uma obrigação moral para que a Alemanha e as indústrias alemãs dêem apoio a países como Portugal e a Grécia”, afirmou Eckhard Cordes, que falava num dos painéis do Fórum Económico Mundial de Davos, Suíça, citado pela agência Bloomberg.

“Temos de ter em mente todos aqueles frutos que fomos capazes de colher ao longo dos últimos anos”, afirmou.

 

FONTE: http://economia.publico.pt/Noticia/alemanha-inclinase-para-governo-economico-na-zona-euro_1477324

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br