20/04/2011 12:00 am

AGERP E FUNDAÇÃO VALE FIRMAM PARCERIA PARA DESENVOLVER PESCA ARTESANAL NO MA

Para promover o desenvolvimento da pesca artesanal no estado, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), e a Fundação Vale. A parceria, firmada na sexta-feira (15), visa a realização de uma ação conjunta no âmbito do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico da Comunidade de Pescadores Artesanais da Praia do Boqueirão, localizada na Ilha de São Luís.

A ação entre os organismos surgiu da necessidade de capacitar, treinar e orientar os pescadores de modo a desenvolver a atividade de pesca embarcada e processamento do produto obtido a partir de cursos e treinamentos contínuos, visitas técnicas e consultoria para elaboração de projetos.

“As ações da Agerp e Vale se convergem, trabalhamos com pesquisa e extensão, e a extensão pesqueira está entre nossas atividades, sei que esses dois próximos anos serão marcados pelo sucesso”, destacou Idalina Martins, presidenta da Agerp.

Os resultados pretendidos terão como base os eixos estratégicos de geração de renda, valorização da atividade de pesca artesanal e o acesso à cidadania plena. Desse modo a Agerp e a Fundação Vale desejam melhorar o desempenho dos pescadores artesanais propiciando a geração de renda e sustentabilidade da atividade. “Percebemos que estamos juntando esforços, unindo a experiência da Vale e do estado para que a comunidade tenha uma melhor condição de pesca, pensando também na sua sustentabilidade. Espero que possamos vir a assinar novos termos”, pontuou a gerente da Fundação Vale no Maranhão, Elis Ramos.

Para a efetivação do programa, a comunidade de pescadores de Boqueirão será dividida em núcleos produtivos responsáveis pelas diversas atividades do arranjo produtivo da pesca como captura, transporte, processamento, comercialização, artesanato, organização e administração de empreendimento. Os cursos serão ministrados pelos engenheiros de pesca da agência, e a logística e o material didático, bem como o aluguel de embarcações para os treinamentos, serão fornecidos pelo programa da Vale.

“Todos aqui presentes buscamos fortalecer e desenvolver o estado, unindo e buscando forças. Seremos parceiros nesse programa, os engenheiros de pesca estão na Agerp. Iremos à comunidade acompanhar de perto essas atividades e somaremos mais ações em benefício dos pescadores de Boqueirão” ressaltou a titular da Sedagro, Conceição Andrade. O pescador Valber da Silva, morador da localidade desde 1950, enfatizou a importância da ação: “Estamos muito felizes com a oportunidade, sabemos que melhorará a nossa pescaria e agradecemos”.

O curso de capacitação a ser desenvolvido no programa possibilitará uma pesca segura, com maior qualidade e atendendo as necessidades do consumidor e da legislação em vigor. Já as visitas técnicas permitirão o acompanhamento e a orientação dos pescadores por meio de informações e conhecimentos práticos, a fim de garantir uma captura de pescados eficiente bem como sua conservação, higienização e transporte. Noções de construção e operação de embarcações e venda dos pescados, educação ambiental e a introdução de tecnologias acessíveis a este público estão incluídas no programa que será iniciado ainda no mês de maio.

O Canal Futura está acompanhando o processo desde o início para a confecção de um documentário acerca do programa que visa o desenvolvimento socioeconômico da pescaria artesanal no Maranhão.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=15776

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br