19/07/2010 12:00 am

ADVOGADOS TRABALHISTAS DO RIO DENUNCIAM CRISE NO TRT

ADVOGADOS TRABALHISTAS DO RIO DENUNCIAM CRISE NO TRT

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), no Rio, vive um momento conturbado com os advogados trabalhistas. Nesta semana, a Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Rio de Janeiro (OAB/RJ), encaminhou uma lista com 20 reivindicações ao tribunal para solucionar o que os advogados da área chamam de uma verdadeira crise na instituição.

 As maiores queixas ao tribunal, que tem jurisdição sobre os 92 municípios do Rio, por intermédio de 132 varas do Trabalho, referem-se ao Sistema de Acompanhamento Processual, o SAPWeb, em operação há quatro anos. Mas, segundo a OAB e servidores da Justiça do Trabalho, o sistema é de difícil acesso, lento e tem dificultado o trabalho dos cartórios judiciais.

O Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio afirma que são frequentes as quedas do sistema, há erros de informação e excesso de detalhamento dos lançamentos, gerando atrasos na rotina de trabalho. Ainda segundo o sindicato, desde a implantação do SAPWeb, há pelo menos 15 mil processos represados no setor de distribuição, chegando praticamente a paralisar algumas varas.

O presidente do TRT-1, desembargador Aloysio Santos, admite que o SAPWeb é ainda muito vulnerável e que a implementação foi feita num espaço muito curto de tempo para os servidores e usuários externos se familiarizarem com o sistema. No entanto, ele garante que, desde que assumiu, há um ano e meio, foram feitos investimentos consideráveis para solucionar o problema.

“Em maio, mudamos a empresa que gerencia o sistema. Já foi aprovada a abertura de concurso público com 30 vagas para analistas de tecnologia da informação, o que vai dobrar o número de cargos nesta área. Também pedi uma auditoria para averiguar o funcionamento do sistema. Os auditores estiveram aqui no início do ano e constataram que o SAPWeb está muito melhor em comparação com o ano passado.” Santos disse que, até o fim do ano, o órgão investirá mais de R$ 1 milhão em melhorias e promoverá mais de 100 cursos de capacitação aos servidores.

Fonte: Agência Brasil

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=8&id_noticia=133494

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br