19/08/2010 12:00 am

ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA É TEMA DE SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM SL

ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA É TEMA DE SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM SL

Acontece em São Luís o I Seminário Internacional de Administração Tributária que seguirá com programação até amanhã (20), no Resort Hotel. O Seminário discute entre outros assuntos, a manutenção das práticas tributárias e a ampliação da capacidade de gestão.

Durante o evento estão sendo realizadas palestras abordando experiências de administrações tributárias de vários países, como Espanha, Portugal e Paraguai.

São estudos de casos que proporcionarão aos participantes o compartilhamento de informações e situações tributárias, bem como estratégias e perspectivas para o desenvolvimento de soluções que assegurem a eficiência das administrações tributárias.

Entre os presentes na abertura do Seminário, na manhã desta quinta-feira (19), estavam o secretário da Fazenda de Estado (Sefaz), Cláudio Trinchão; o secretário executivo do Centro Interamericano de Administração, Márcio Verdi; o diretor de Serviços e Gestão dos Créditos Tributários da Direção Geral dos Impostos de Portugal, José Maria Fernandes Pires, entre outros.

Sobre sonegação no Maranhão, o secretário da Fazenda responde que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é o imposto mais sonegado no estado. “Por ser um imposto complexo que envolve várias fases. Desde a origem lá no estado onde é produzido,  ao deslocamento da carga e a venda do produto existem muitas dissimulações”. Ainda, na avaliação da prática de sonegar impostos cuja dimensão interfere no desequilíbrio da concorrência, no recolhimento dos cofres públicos e nos benefícios que se destinaria o dinheiro sonegado, Trinchão disse que o estado tem o papel não só de arrecadar, como também de cuidar do mercado.

Márcio Verdi, palestrante sobre Ética e Moral nas Administrações Tributárias e Cidadania Fiscal, fala sobre seu orgulho em estar participando do Seminário no Maranhão, onde fez parte do projetos de modernização em parceria com o Governo. “A Secretaria da Fazenda do Maranhão realiza um excelente trabalho. O objetivo principal das administrações é fazer com que as pessoas entendam por que se tributa e que paguem seus tributos de forma voluntária”.

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=11329

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br