6/07/2010 12:00 am

ADITAL LANÇARÁ, EM FORTALEZA, O LIVRO 'BOAS IDÉIAS EM ECONOMIA SOLIDÁRIA'

ADITAL LANÇARÁ, EM FORTALEZA, O LIVRO ‘BOAS IDÉIAS EM ECONOMIA SOLIDÁRIA’

Reunindo relatos de experiências e práticas que demonstram o crescimento e o fortalecimento da Economia Solidária no Brasil, o livro “Boas ideias em Economia Solidária”, será lançado pela ADITAL na próxima terça-feira, 6, às 18h30, na Associação dos Docentes da UFC (ADUFC), localizada na Av. da Universidade, 2346, em Fortaleza, no Ceará.

Resultado de dez meses de trabalho, com o apoio do Banco do Nordeste (BNB), o livro traz 130 páginas com relatos que abordam temas como Agricultura Familiar e Agroecologia, iniciativas de Associações, Cooperativas e Redes Solidárias, experiências dos mais diversos Empreendimentos Econômicos Solidários, Finanças Solidárias, capacitações, entre tantas outras experiências.

Padre Ermanno Allegri, diretor executivo da ADITAL, explicou que este já é o terceiro projeto em Economia Solidária realizado em parceria com o BNB. “Pensamos que a publicação pode servir de orientação para aqueles que não conhecem a Economia Solidária, e para quem já conhece, poderá sentir quanta gente já tem inserida na prática desta economia”, ressaltou.

Osmar de Sá Pontes, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), que irá fazer a apresentação do livro na ocasião do lançamento, disse que a obra é uma iniciativa que avaliou e levantou dados sobre a prática da Economia Solidária, e, portanto, ajuda a consolidar informações deste segmento, já que os dados sobre ES são ainda incipientes.

“O livro tem um papel de inovação e criatividade, pois reúne diversas experiências como feiras, empreendimentos, dos mais amplos até as pequenas iniciativas de comunidades que buscar gerar autosustentabilidade econômica, práticas de inclusão social, estudos e outros”, descreveu.

Segundo Osmar, o livro “abre espaço para a Economia Solidária, onde os atores poderão buscar informações organizadas”. “O livro é algo entre pesquisa e instrumento do jornalista. É bastante útil”, afirmou.

Além do professor Osmar, o Gerente de Ambiente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste, do BNB, Allisson David de Oliveira Martins, também fará a apresentação do livro. O evento é aberto ao público e cada participante receberá um exemplar do livro, gratuitamente.

Cartilha “Homens Novos e Mulheres Novas”

Na mesma ocasião será lançada a Cartilha “Homens Novos e Mulheres novas”, uma iniciativa da ADITAL, baseada no Documento de Aparecida, que segundo padre Ermanno, “tem a finalidade de oferecer aos grupos e igrejas a oportunidade de retomarem a prática de discutirem juntos, a presença da igreja cristã dentro da problemática social”. A cartilha será apresentada pelo Presidente da ADITAL, Manfredo Araújo de Oliveira.

Como brinde será oferecido aos participantes o documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgado na Assembléia Geral dos Bispos, que aconteceu em maio deste ano.

FONTE: http://www.cptnacional.org.br/index.php/noticias/13-geral/302-adital-lancara-em-fortaleza-o-livro-boas-ideias-em-economia-solidaria-