18/05/2010 12:00 am

ACORDO: APÓS GREVE, RODOVIÁRIOS CONSEGUEM REAJUSTE DE 7%

Trabalhadores e empresários aceitaram a proposta do Tribunal Regional do Trabalho. Confira aqui
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Maranhão e do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos aceitaram a proposta do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT 16ª Região) de reajustar os salários dos rodoviários em 7% sobre os salários pagos em maio e o ticket alimentação subirá, a partir de maio de 2010 para R$ 300 e de janeiro em diante será de R$ 315.

A categoria dos empregados se comprometeu, dentro do possível, a aumentar a circulação dos ônibus, devendo encerrar a greve partir de terça-feira (18). O dia parado não será descontado, mas será objeto de compensação.

Negociações
O desembargador do TRT-MA, Américo Bedê Freire, propôs, inicialmente, 10% de reajuste salarial e 15% no ticket alimentação. Em seguida, o presidente do SET, José Luís Medeiros, disse que apesar de a classe trabalhadora ser merecedora de um reajuste maior, as empresas têm que trabalhar dentro de uma realidade regional e que caso fosse concedido um reajuste elevado, isso refletiria no valor das tarifas, fazendo com que São Luís tivesse uma das tarifas mais elevadas do Norte e Nordeste. Ele propôs 6%.

O desembargador Américo Bedê Freire voltou a fazer uma contra-proposta de 7%. A advogada Valúsia Maria Cunha disse que, mais uma vez, os trabalhadores estão indo para o sacrifício, mas que apesar das dificuldades, a proposta da presidente do TRT era viável e, por isso, o Sindicato dos Rodoviários aceitaria o acordo.

Não foi objeto de apreciação, nesta tarde, o dissídio coletivo de greve impetrado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na sexta-feira (14) e que resultou na liminar em que a presidente do TRT, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, determinou a circulação de 60% da frota. Esta ação continua tramitando e segue para instrução processual, mas não atinge o acordo feito nesta tarde já que são ações com pedidos diferentes.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TRT-MA.

FONTE: http://www.zill.brasilportais.com.br/cidades/acordo-apos-greve-rodoviarios-conseguem-reajuste-de-7-327966.html