13/08/2010 12:00 am

A PARTIR DOS MUNICÍPIOS, IPEA REVELA PERFIL DA DESIGUALDADE

Comunicado do Ipea nº 60 foi apresentado nesta quinta-feira, 12, às 11h, na sede do Instituto, em Brasília

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) traz em seu novo estudo o grau de concentração/desigualdade dos estados e regiões do País, analisado por meio dos Produtos Internos Brutos (PIBs) e PIBs per capita dos municípios. A pesquisa permite apontar as unidades da federação e as regiões que tiveram queda ou aumento da desigualdade e concentração de renda.

Comunicado do Ipea nº 60 – Desigualdade da Renda no Território Brasileiro – foi divulgado nesta quinta-feira (12), às 11h, na sede do Instituto, em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Edifício BNDES, auditório do 16º andar), com apresentação do presidente Marcio Pochmann.

Comunicado do Ipea nº 60 traz, por estados da federação e por regiões:

• breve síntese do movimento de integração da renda no espaço nacional entre 1920 e 2007, por intermédio da evolução do PIB dos municípios brasileiros;

• dinâmica de participação dos municípios na composição do PIB brasileiro em quase 90 anos; e

• movimento recente de evolução dos indicadores de concentração/desigualdade dos PIBs municipais por estados da federação e grandes regiões geográficas do Brasil.

A publicação contém, ainda, um anexo com os PIBs dos municípios em valores reais em anos selecionados.

Leia a íntegra do Comunicado do Ipea nº 60

Veja os gráficos apresentados sobre o Comunicado do Ipea nº 60

Veja a tabela com a variação do PIB dos municípios brasileiros

FONTE: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=2572:a-partir-dos-municipios-ipea-revela-perfil-da-desigualdade&catid=4:presidencia&Itemid=2