22/11/2010 12:00 am

9 A 25/ NOV/ 2010 – CAEMA INTENSIFICA APOIO NA LUTA PELO CONTROLE DA DENGUE

CAEMA INTENSIFICA APOIO NA LUTA PELO CONTROLE DA DENGUE

Combater a dengue em São Luís é o objetivo de uma campanha desenvolvida pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Na Companhia, a ação teve início no dia 9 deste mês e se estende até o dia 25, mobilizando as pessoas para a conscientização da doença e para adoção das medidas preventivas e combativas na luta contra uma proeminente epidemia na cidade.

Como parte das ações, estão sendo proferidas para os colaboradores da Companhia diversas palestras e debates sobre o assunto. No início, os organizadores da Campanha visitaram as Gerências de Negócios no Centro e Vinhais com as equipes da Semua.

Na Gerência Vinhais, os palestrantes Arlindo dos Santos, coordenador do Combate à Dengue e sua equipe, composta pela supervisora geral, Joana de Fátima e a agente de saúde, Isabel Cristina Abreu, abordaram, desde as condições propícias ao nascedouro do mosquito, perpassando pelas medidas preventivas e, por fim, os procedimentos de combate direto, como os carros do fumacê.

Simultaneamente na Gerência Centro, a equipe do supervisor de área da Secretaria, José de Jesus Carvalho, composta pela palestrante Maria Suely da Silva e pela agente de saúde Raimunda Campos, alertou sobre a mutação sofrida pelo vírus e sobre o risco de epidemia, agravado pelo início das chuvas. A mesma programação seguiu nos dias 11 e 12 para as Gerências da Companhia na Cidade Operária e Anjo da Guarda.

Na quinta-feira, 18, a Campanha aconteceu com a participação dos colaboradores da Gerência Cohab. No dia 24 de novembro será realizada no Sistema Produtor do Sacavém e no dia 25 às 15 horas, no auditório da sede da Caema, onde será encenada uma peça teatral: “Dengue uma doença que Maltrata e Mata”.

Na oportunidade a equipe do Laboratório da Semus fará uma exposição explicativa sobre os ciclos de vida do mosquito. Essas são algumas das ações que integram o amplo conjunto de atividades resultantes da parceria Caema-Semus.

A Campanha Geral de Mobilização pelo Controle da Dengue, na Secretaria Municipal da Saúde teve início ontem, com a entrega de material educativo em todos os bairros da capital. 

Para o coordenador da Campanha na Semus, Pedro Tavares, essa parceria com a Caema é muito importante nesse contexto. “Muitas outras atividades ainda serão desenvolvidas e é importantíssima essa parceria, especialmente na conscientização das pessoas quanto ao correto armazenamento da água, considerando-se que é na água parada que se desenvolve o mosquito”, disse.

Além das palestras expositivas para os colaboradores, a Companhia tem distribuído material informativo/educativo durante a mobilização, como também mensagens de conscientização e prevenção nas contas de água, nos contracheques e no seu portal.

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=12866

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br