6/12/2010 12:00 am

9/12/2010 – CGU PROMOVE CELEBRAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO

CGU PROMOVE CELEBRAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO

A unidade regional da Controladoria-Geral da União (CGU) no Maranhão, em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), promove, no dia 9 de dezembro (próxima quinta-feira, dia 9), uma mobilização popular para celebrar o Dia Internacional contra a Corrupção 2010 em São Luís, a ser realizado na Praça Nauro Machado, Praia Grande/ Centro Histórico, no horário das 15h às 20h. O evento contará com participação de representantes da sociedade civil, artistas populares, e estará aberto à participação de todos os interessados.

Durante a manifestação haverá distribuição de cartilhas e folders e apresentação de artistas locais, com show musical e teatro de rua.

Com a iniciativa, a CGU pretende ampliar a divulgação das ações governamentais voltadas para o combate à corrupção e sensibilizar a população sobre a importância do controle social. É uma oportunidade também para chamar a atenção da sociedade maranhense sobre a importância dos valores éticos, da cidadania e da participação política, pois combater a corrupção não é apenas um trabalho dos órgãos de fiscalização, mas de todos nós!

A data (dia 9 de dezembro) é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida. A proposta de criação do Dia Internacional contra a Corrupção foi apresentada pela delegação brasileira à época da votação da Convenção. Foi nesse dia, no ano de 2003, que mais de 110 países assinaram a Convenção, entre eles o Brasil.

O Congresso Nacional aprovou o texto da Convenção em maio de 2005. No dia 31 de janeiro de 2006, a Convenção foi promulgada, passando a vigorar no Brasil com força de lei. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União o órgão responsável pela implementação da Convenção. Desde então, todos os anos a CGU promove celebrações do Dia Internacional contra a Corrupção em todas as capitais do Brasil.

A CGU, que promove os programas De Olho no Dinheiro Público e o Fortalecimento da Gestão Público, e a Sefaz, que desenvolve o Programa de Educação Fiscal, atuam em parceria em diversas ações, realizando cursos e oficinas, dando suporte para que cidadãos e membros de organizações de controle social façam um monitoramento mais qualificado da execução orçamentária dos poderes públicos, em todos os níveis, e um melhor acompanhamento da aplicação de recursos nas políticas públicas.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=13147

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br