8/11/2010 12:00 am

8º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO COMEÇA NESTA SEGUNDA

8º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO COMEÇA NESTA SEGUNDA

Serão realizados painéis e apresentados 150 trabalhos científicos sobre o campo jornalístico

O 8º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo começa nesta segunda-feira, dia 8, no Praia Mar Hotel, tendo como eixo dos debates os Desafios da pesquisa em jornalismo: interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. O evento reunirá pesquisadores do Brasil, Espanha e Portugal, além de palestrantes da Alemanha e Reino Unido. Serão realizados painéis e apresentados 149 trabalhos científicos sobre o campo jornalístico.

O conhecimento acadêmico no campo do Jornalismo vem sendo produzido em ambientes acadêmicos há cerca de 60 anos e esse processo se deu particularmente de maneira vertiginosa na última década, informou o presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Carlos Eduardo Franciscato. A cidade de São Luís foi escolhida como sede do encontro como parte das celebrações pelos 40 anos do Curso de Comunicação Social da UFMA. A iniciativa tem o apoio do Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, do Campus de Imperatriz.

Programação – Entre os conferencistas convidados está o professor do Instituto de Mídia e Ciências da Comunicação da Ilmenau University de Tecnologia, da Alemanha, Martin Löffelholz. Outro palestrante estrangeiro com presença confirmada no 8º SBPJor é o professor de jornalismo na Media School da Bournemouth University, no Reino Unido, Stuart Allan.

O grupo de conferencistas também é formado por estudiosos brasileiros, tais como o professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidente da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, Muniz Sodré, que receberá o Prêmio Adelmo Genro Filho, categoria Sênior, em razão de sua contribuição para os estudos em Jornalismo.

O 8⁰ Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo tem o apoio do Governo do Estado do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Marahão-Fapema, Curso de Jornalismo/UFMA Imperatriz, Capes, CNPq, Caixa Econômica Federal e Globo Universidade. O evento prossegue até a quarta, 10, com atividades pela manhã e tarde. Mais informações no site www.sbpjor.org.br

Lugar: Campus do Bacanga
Fonte: James Maxwell/Roseane Pinheiro

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=9545

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br