10/09/2010 12:00 am

5ª SEMANA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCUTE INCLUSÃO SOCIAL

Professora da UFMA aborda a temática em palestra, citando práticas do profissional de Educação Física no trabalho com pessoas portadoras de deficiência

“A Educação Física na perspectiva da inclusão social” foi o tema da palestra ministrada pela Profª. Dra. Silvana Maria Moura da Silva na manhã de ontem. Segundo ela, “a inclusão social diz respeito à inserção de todos os excluídos dos sistemas sociais, dos quais faz parte a pessoa com deficiência”. A explanação tratou sobre as adaptações que os espaços físicos das instituições escolares devem ter para receber alunos portadores dos diversos tipos de deficiência, além das particularidades do tratamento que os profissionais de Educação Física devem oferecer a eles.

Silva faz parte do projeto de extensão “Educação Física na Escola de Cegos”, que fica localizada no bairro Bequimão. O projeto é realizado por dois bolsistas da UFMA que transmitem aos alunos da escola conhecimentos gerais a respeito da Educação Física e trabalham futebol de 5 para cegos, prática esportiva na qual cada time apresenta cinco integrantes que jogam em um campo menor. A bola utilizada tem que conter um guizo e a plateia deve estar em silêncio.
O Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão possui duas disciplinas que visam levar os alunos a ter contato com esta realidade: Educação Física Adaptada, obrigatória, e Esporte Adaptado, eletiva.

Na disciplina Educação Física Adaptada os estudantes fazem práticas pedagógicas de 30hs em escolas públicas e instituições como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Centro de Ensino de Educação Especial (CEEE) Helena Antipoff.

Há dez anos o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF), vinculado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promove o evento, que acontece de dois em dois anos. “Educação Física: Diálogos com a Educação, Saúde, Esporte e Lazer” é o tema abordado neste ano.

Revisão de texto: Késia Andrade

Lugar: Campus do Bacanga/SLZ