19/07/2010 12:00 am

4ª SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFMA

O evento acontece do dia 1º a 3 de setembro na Assembléia Legislativa do Maranhão.

Com o objetivo de consolidar o Curso de Administração da UFMA no meio acadêmico e na sociedade, através de uma melhoria de qualidade no ensino de administração, o curso promove a 4ª SEAD, com o tema: “Administração Contemporânea: Estratégias, Emergentes e Tendências Tecnológicas”.

A 4ª SEAD discutirá as novas tendências, as perspectivas e as áreas emergentes da Administração, além dos pontos de abrangência interdisciplinar com os seguintes temas: Sócio-ambiental; a Administração e Tecnologia; Gestão de Pessoas; O Contexto Contemporâneo da Administração nas Américas; a Espiritualidade e Ética na Administração; As Relações entre os Setores Público e Privado na Área da Administração; Administração e Justiça Geracional: Desafios para os Administradores; Como Oferecer aos Clientes um Atendimento Extraordinário.

Para a escolha do tema principal foi realizada uma pesquisa entre os alunos do curso, cujos assuntos escolhidos foram avaliados pelos professores do departamento e depois foi aprovado um dos pelo colegiado do curso. Cada um dos palestrantes convidados teve a liberdade de opinar sobre qual aspecto do tema principal iria tratar em sua palestra. Há também a presença, em algumas reuniões, de um profissional que tenha uma linha de pesquisa diferente do palestrante para debater o assunto.

“Como o curso de Administração é um dos que mais cresceram no país nos últimos anos, o tema em questão propõe-se a discutir novas ferramentas utilizadas no mercado, visando levar os estudantes a acompanhar o desenvolvimento das empresas”, explica a coordenadora geral do evento, professora Maria Raimunda Marques Mendes.

Dentro da programação da SEAD, realiza-se também o 3º Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração do Maranhão – EPROCAD, constituído de algumas palestras específicas para esse público. O 3º EPROCAD discutirá O Papel da Teoria na Formação do Administrador e o Estágio como Experiência Profissional que será debatido pelos Coordenadores dos Cursos de Administração das IES de São Luis. O objetivo é analisar, criticar construtivamente e atualizar os modelos adotados por estas instituições.

Segundo a coordenadora da SEAD, outro ponto a ser considerado é que não apenas a parte técnica deve ser trabalhada, mas também o comportamento do futuro administrador, o que justifica a existência de algumas palestras que tratarão sobre princípios éticos na Administração.

O público alvo da 4ª SEAD são alunos e profissionais da área de Administração e áreas afins. O valor da inscrição é de R$ 70,00 até o dia 31/07 e até o dia do evento é de R$ 80,00 para estudantes e R$ 120,00 para profissionais.

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=8730