18/06/2010 12:00 am

35ª EDIÇÃO DA REVISTA RP ALTERNATIVO É LANÇADA NO MIX DE COMUNICAÇÃO

O evento aconteceu no Hotel Premier e contou com a presença de estudantes, professores e profissionais da Comunicação

Alunos do 5º período de Relações Públicas lançaram nesta quita-feira (17/06) a 35ª edição da revista RP Alternativo. O lançamento foi realizado no Premier Hotel na Ponta da Areia durante o Mix de Comunicação, evento que além de ter como auge o lançamento da revista laboratorial mais antiga do curso de Comunicação, contou com palestras e participação de comunicadores que contaram seus casos de sucesso.

O Mix de Comunicação teve início na manhã de ontem com a presença do vice-reitor da UFMA, Antonio Oliveira, do chefe do departamento do curso de Comunicação Social, professor Dr. Francisco Gonçalves e do coordenador do curso de Comunicação Social e professor da disciplina Revista Institucional, professor Dr. Esnel Fagundes.

O evento contou com palestra de Manoel Marcondes Machado Neto, doutor em Ciências da Comunicação pela USP e atuante como produtor cultural e consultor de empresa desde 1980, além de ser professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Manoel também foi o criador do Curso “Marketing Cultural: teoria & prática”. Atualmente, ele coordena o grupo de pesquisa “Gestão e Marketing na Cultura”. Marcondes ministrou a palestra “Marketing Cultural como campo de atuação para as relações públicas”, na qual falou de sua experiência no campo do Marketing Cultural.

A doutora em Comunicação e Cultura, Ivone Lourdes Oliveira proferiu a palestra “Comunicação Organizacional: Tendências e perspectivas”. A palestrante é diretora e professora do Mestrado da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC, também é vice-diretora da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), além de ser co-autora dos livros: “O que é comunicação estratégica nas organizações?” e “Interfaces e tendências da comunicação no contexto organizacional”.

Além das palestras, alguns casos de sucesso foram apresentados como o da Agência Matraca, apresentado pela jornalista Lyssandra Leite e também a iniciativa do “banco de idéias”, uma ouvidoria diferenciada apresentada pela jornalista do TRT Edvânia Kátia. Durante o evento também foram divulgados os livros “Estética Utilitária” do professor Dr. Silvano Bezerra e “Estado, Mídia e Oligarquia” do professor Dr. Carlos Agostinho, ambos do departamento de Comunicação Social da UFMA. Cerca de 120 pessoas, entre estudantes, professores e profissionais da comunicação, participaram do evento.

A estudante Carolina Amarante, uma das responsáveis pela revista, explicou que, para a realização do evento, os alunos foram divididos em grupos que exerciam diferentes funções – diagramação, revisão, divulgação, distribuição, patrocínio e lançamento. “O maior desafio foi produzir uma revista e paralelamente promover o evento”, revelou a estudante.

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=8536