30/06/2010 12:00 am

33ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS DÁ INÍCIO À CAMPANHA PELO LIMITE DA PROPRIEDADE DA TERRA NA BAHIA

33ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS DÁ INÍCIO À CAMPANHA PELO LIMITE DA PROPRIEDADE DA TERRA NA BAHIA
Entre 7 e 10 mil romeiros são esperados nos dias 2, 3 e 4 de julho em Bom Jesus da Lapa (BA), tradicional lugar de peregrinação localizado a 796 km de Salvador à margem do rio São Francisco, para a 33ª Romaria da Terra e das Águas.

Entre 7 e 10 mil romeiros são esperados nos dias 2, 3 e 4 de julho em Bom Jesus da Lapa, tradicional lugar de peregrinação localizado a 796 km de Salvador à margem do rio São Francisco, para a 33ª Romaria da Terra e das Águas. Sob o lema “Terra Mãe, para onde vamos?”, o evento reúne trabalhadores e trabalhadoras rurais, comunidades tradicionais e movimentos sociais para expor as suas dificuldades, mas também buscar forças e partilhar experiências e conquistas na luta por terra, água e justiça.

Campanha pelo Limite da Terra
O destaque da 33ª edição é o lançamento, na Bahia, da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra que visa à criação de uma legislação que limite o tamanho dos estabelecimentos rurais a 35 módulos fiscais, o que corresponde a uma área entre 175 e 2.450 hectares, dependendo da situação geográfica do município. Na Semana da Pátria, de 01 a 07 de setembro, será realizado o Plebiscito Popular por um Limite da Propriedade da Terra, onde a população será convocada para dar o seu voto sobre a questão. A Romaria da Terra e das Águas marca o começa da coleta de assinaturas para um abaixo-assinado que será entregue ao Congresso Nacional para iniciar a tramitação de uma emenda constitucional que estabeleça o limite da propriedade da terra.

Programação
A Romaria começa no dia 2, às 18 horas, com uma caminhada dos romeiros e romeiras da Praça da Antiga Prefeitura da cidade até o Santuário do Bom Jesus, onde será realizada a abertura e uma celebração eucarística.

A manhã do segundo dia do evento será dedicada aos debates e trocas de experiências nos sete “Plenarinhos” sobre a reforma agrária, os biomas, os quilombos, o rio São Francisco, a luta política, a juventude e a ecologia. Na tarde do dia 3, às 16 horas, parte uma Via Sacra da Esplanada do Santuário, que irá percorrer a cidade até a margem do rio.

O último dia da Romaria começa bem cedo, com a Missa da Ressurreição, às 5.30 horas, seguida pelo Grande Plenário onde serão apresentadas as conclusões dos debates nos plenarinhos do dia anterior.

A CPT Bahia realizará a cobertura diária da Romaria, com matérias e fotos no site www.cptba.org.br e breves notícias no perfil da organização no Twitter: http://twitter.com/cptba.

Serviço:
O que: 33ª Romaria da Terra e das Águas e lançamento da campanha e do plebiscito popular pelo limite da propriedade da terra no Brasil

Onde: Bom Jesus da Lapa, Bahia

Quando: 02 a 04 de julho de 2010

FONTE: http://www.cptnacional.org.br/index.php/noticias/14-acoes-dos-movimentos/297-33o-romaria-da-terra-e-das-aguas-da-inicio-a-campanha-pelo-limite-da-propriedade-da-terra-na-bahia

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br