26/11/2010 12:00 am

25 E 26/ 11/ 2010 – GOVERNADORA PARTICIPA DA ABERTURA DO ENCONTRO DE GESTORES PÚBLICOS

GOVERNADORA PARTICIPA DA ABERTURA DO ENCONTRO DE GESTORES PÚBLICOS

SÃO LUÍS – A governadora Roseana Sarney participou, na manhã desta quinta-feira (25), da abertura do III Encontro de Gestores Públicos, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

O encontro, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), reúne cerca de 1.500 pessoas entre prefeitos, presidentes de câmara, secretários e assessores de todos os municípios maranhenses.

Até esta sexta-feira (26), à tarde, os participantes discutem vários assuntos centralizados no tema principal: “Controle externo e a otimização do gasto público”.

Durante seu pronunciamento a governadora destacou que o Maranhão respira novos ares e prima pelas melhores práticas de administração pública.

“Estamos vivenciando um novo tempo, de transformações econômicas e sociais, como nunca tivemos no Maranhão. São mais de R$ 100 bilhões em investimentos públicos e privados e mais de 230 mil novos empregos para os próximos cinco anos”, disse Roseana Sarney enfatizando que isso requer um ambiente de transparência, correção e plena legalidade na execução dos orçamentos públicos.

Roseana Sarney ressaltou a iniciativa do TCE-MA de realizar o encontro que aborda um tema importante, que é a otimizar os gastos públicos em tempo de escassez de recursos. “Posso afirmar que boa parte do sucesso dos governantes está em saber harmonizar as demandas com a disponibilidade de recursos, agindo de forma transparente, republicana e com prioridades claras e definidas”, disse.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Raimundo Oliveira Filho, explicou que a valorização da função pedagógica dos Tribunais de Contas é, hoje, uma das principais diretrizes do sistema de controle externo brasileiro. “Mais do que simplesmente punir, os tribunais querem atuar de forma decisiva no processo de aperfeiçoamento da gestão”, disse.

A programação do encontro foi dividida em três eixos: fontes de captação de recursos, maior eficiência em sua aplicação e responsabilização em caso de má gestão.

A abordagem dos assuntos se desenvolve por meio de palestras, debates, painéis e oficinas. Entre os palestrantes, representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria Geral da União (CGU) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Participam também representantes do movimento Brasil Competitivo, organização que vem obtendo sucesso na disseminação de boas práticas gerenciais em municípios de todo o país.

Em sua terceira edição, o encontro integra as ações destinadas a ampliar o diálogo com os gestores públicos, fortalecendo, no âmbito do TCE maranhense, uma das diretrizes principais do sistema de controle externo brasileiro, que é a valorização da função pedagógica dos Tribunais de Contas.

Fonte : Secom do Governo do MA

FONTE: http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticia/governadora-participa-da-abertura-do-encontro-de-gestores-publicos-8231.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br