20/11/2012 12:00 am

20 de novembro: CSP-Conlutas e Quilombo Raça e Classe realizam Marcha da Periferia contra o racismo,

20 de novembro: CSP-Conlutas e Quilombo Raça e Classe realizam Marcha da Periferia contra o racismo, as remoções forçadas e a faxina étnica

Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra,  o Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe e a CSP-Conlutas vão participar da realização da Marcha da Periferia  cujo tema será “Contra o Racismo, as remoções forçadas e a faxina étnica”.  A Marcha da Periferia, que desde 2006 é realizada no Maranhão, se espalhou pelo Brasil e também será realizada no Rio de Janeiro, pela primeira vez, e  em São Paulo a atividade já está em sua segunda edição.  

 

O Quilombo Raça e Classe e ao CSP-Conlutas vão às ruas junto com os trabalhadores e a população pobre e negra, para levar a reflexão da importância do combate às remoções forçadas, a faxina étnica, a criminalização da pobreza e a necessidade de fortalecer a luta do Movimento Negro independente dos governos e do grande capital, que  explora e oprime.

 

A proposta da Marcha é politizar o dia 20 de Novembro, data que celebra o  dia em que Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado no ano de 1695, na Serra da Barriga, em Alagoas.  

 

Essa Marcha integra a Semana da Consciência Negra e foi criada pelo movimento HIP HOP organizado pelo Quilombo Urbano do Maranhão, com o objetivo de mobilizar as comunidades da periferia contra os  problemas que enfrentam em seu cotidiano, como a  falta de moradia, emprego, acesso à saúde e educação de qualidade e a violência que atinge principalmente a juventude negra nas periferias.

 

O Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe, junto com esse movimento do Maranhão e entidades como Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes Livre), Movimento Mulheres em Luta, Movimento Luta Popular e outras organizações do movimento social e sindical,   preparam esse atividade.

 

Além da marcha outras atividades e palestras também serão realizadas como parte do calendário da Semana da Consciência Negra.

 

Confira o Boletim Especial do Quilombo Raça e Classe para o Dia da Consciência Negra (paginas 1 e 4)

 

Confira o Boletim Especial do Quilombo Raça e Classe para o Dia da Consciência Negra (páginas 2 e 3)

 

 

Veja a programação:

 

Em São Paulo, a Marcha da Periferia será no dia 20 de novembro, no Largo do Paissandu, ao lado da estátua da Mãe Preta, às 10 horas (veja o panfleto). No dia 22 de novembro, às 10h, será realizado um ato convocado pelo Comitê Contra o Genocídio da Juventude Negra, no palácio da “justiça”, na Praça da Sé. Detalhes no evento no Facebook: (http://www.facebook.com/events/513552855330762/). Também no dia 22 de novembro, às 14h30, ocorrerá um  ato unificado e Caminhada na comunidade São Remo, perto da USP, ameaçada de despejo (confira o convite).  

 

Uma atividade será realizada pela Secretaria de combate ao racismo, do Sindicato dos Metroviários, quando serão apresentados os resultados do censo racial realizado com os trabalhadores metroviários. Será no dia 24 de novembro, sábado, na sede do sindicato (R. Serra do Japi, 31, próximo ao Metrô Tatuapé). (Veja aqui o convite

 

O Sintrajud  e o Sindsef-SP promoverão um seminário sobre o racismo e seus efeitos no cotidiano da população negra, no sábado, dia 24 de novembro, das 9h às 14h. O evento ocorre  no Auditório do Sintrajud, na Rua Antonio de Godoy, 88, 15° andar.  A atividade tem como apoiadores a CSP-Conlutas, Fenajufe, Quilombo Raça e Classe, Anel entre outras entidades.

 

Em Minas Gerais,  no dia 20 de novembro, às 9h,  será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa, às 16h,  haverá a concentração na Praça Sete com ato. No dias  21 e 22 haverá um ato no setor da saúde privada no dia  25 de novembro ocorre a atividade nas comunidades Camilo Torres  e Irmã Dorothy e Eliana Silva ameaçadas de despejo.

 

No Rio de Janeiro será realizada  a primeira edição da  Marcha da Periferia,  com um grande ato político e cultural no dia 23 de novembro (sexta-feira), às 17h, com uma passeata da Candelária ao Busto do Zumbi.(Confira o convite

 

Com informações dos materiais (jornal, convite e textos) do Quilombo Raça e Classe e das estaduais da CSP-Conlutas


http://cspconlutas.org.br/2012/11/20-de-novembro-csp-conlutas-e-quilombo-raca-e-classe-realizam-a-marcha-da-periferia-contra-o-racismo-as-remocoes-forcadas-e-a-faxina-etnica/

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br