17/11/2010 12:00 am

20 A 25/ NOV/ 20SEMANA DE LUTA CONTRA AS OPRESSÕES DE 20 A 25/11; PELO FIM DO MACHISMO E DO RACISMO!

SEMANA DE LUTA CONTRA AS OPRESSÕES DE 20 A 25/11; PELO FIM DO MACHISMO E DO RACISMO!

Entre os dias 20 e 25 deste mês, ocorrem três importantes datas para os trabalhadores, especialmente para as mulheres e para o povo negro:

20/11 – Dia da “Consciência Negra”: dia de resistência e luta em referência à morte de Zumbi dos Palmares, grande líder da luta palmarina pelo fim da escravidão e exploração da classe trabalhadora em nosso país.

22/11– “100 Anos da Revolta da Chibata”: Em 22 de novembro de 1910, marinheiros liderados por João Cândido se rebelaram contra os açoites, má alimentação e pelo aumento dos soldos. O movimento fez o governo retroceder e levou os trabalhadores negros à vitória, sendo uma das mais importantes lutas do período da República. Em 2010, vamos comemorar 100 anos dessa importante luta.

25/11 – “Dia Latino-Americano e Caribenho de luta pelo fim da Violência contra a Mulher”: dia instituído como referência à morte de três irmãs pela ditadura da república dominicana, em 1960. Ganha importância devido ao crescente aumento da violência contra a mulher, já que no Brasil, 10 mulheres morrem assassinadas por dia, vítimas do machismo.

Buscando fortalecer e unificar as lutas do povo negro e das mulheres, a Coordenação Nacional deliberou por unificar essas lutas na “Semana de Luta contra as Opressões”, entre 20 e 25 de novembro.

Nesse sentido, algumas entidades já estão preparando atividades. Para as outras, orientamos a realização de atividades que possam tratar do tema e a divulgação nos materiais das entidades textos relativos a esses temas.

Queremos aproveitar essa semana para chamar a atenção de todos, com o objetivo de demonstrar que as demandas desses setores são também demandas da classe trabalhadora.

Nesta terça-feira (16)  a CSP-Conlutas nacional enviou a todas as entidades um modelo de cartaz e um informativo especial sobre a semana, para que possam ser reproduzidos e distribuídos nas categorias.

Ana Pagamunici – Secretaria Executiva Nacional.

FONTE: http://www.conlutas.org.br/site1/exibedocs.asp?tipodoc=noticia&id=5653

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br