3/12/2010 12:00 am

2 A 3/12/2010 – ABERTURA DA VI SEMANA DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO DA UFMA

ABERTURA DA VI SEMANA DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO DA UFMA

Teve início ontem, no Auditório A do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão, a VI Semana de Saúde e Segurança no Trabalho (SSST) com o tema “Caminhos e construção da Acessibilidade”. O evento é promovido pela Divisão de Qualidade de Vida (DQV) e pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) – DDRH/PRH – e visa apresentar o projeto de acessibilidade da Instituição para pessoas com deficiência da Universidade e de outras instituições. 

Antes da solenidade de abertura, o servidor da UFMA Sebastião Carnégie fez uma apresentação musical com a participação de estudantes do curso de Música da Universidade. Participaram da mesa de abertura o vice-reitor, Profº Antônio Oliveira, a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Carla Magalhães de Sousa Gaspar, representando a Pró-Reitoria de Recursos Humanos, a diretora da DQV, Alynne Virginya de Queiroz Lima, e o diretor do SESMT, Dr. Roosevelt Figueira de Melo. 

Durante sua fala, a diretora do DDRH, Carla Gaspar, pediu para que alguns slides produzidos por Fábio Henrique, estudante do 6ª período do curso de Administração da UFMA, fosse apresentado ao público. O trabalho intitula-se “Sentindo na pele: Acessibilidade na UFMA – Campus Bacanga” e conta a história do próprio autor no que se refere à acessibilidade dentro da Instituição. Antônio Oliveira, vice-reitor, aprovou a iniciativa e sugeriu que os slides fossem exibidos para a comunidade acadêmica de forma geral com o objetivo de sensibilizá-la quanto às necessidades da pessoa com deficiência. 

Segundo o diretor do SESMT, Dr. Roosevelt, “não se pode fazer um evento para a pessoa com deficiência sem a participação da mesma”. Buscando suprir essa necessidade, a DQV enviou convite a todos os servidores e estudantes com deficiência para participarem da VI SSST como ouvintes, sendo que alguns irão apresentar trabalhos como o transcritor de Braile do Colégio Universitário (Colun) que participará de uma mesa-redonda. 

A palestra de abertura “Design Inclusivo e Tecnologia Assistiva” foi proferida pelo diretor do Núcleo de Acessibilidade da UFMA, Profº PHD Evandro Guimarães, e tratou sobre as estratégias e equipamentos disponíveis para a acessibilidade no trabalho, das quais o design inclusivo e a tecnologia assistiva fazem parte. O design inclusivo propõe que produtos, serviços e ambientes sejam concebidos de forma a incluir o deficiente e o idoso, os quais são usuários críticos. Já a tecnologia assistiva corresponde a todo serviço, produto, equipamento ou ambiente que é concebido para oferecer independência e ampliar as habilidades da pessoa com deficiência. 

Houve também o painel “Acessibilidade: condição básica para a inclusão da pessoa com deficiência” com representantes do DDRH e da Pró-Reitoria de Ensino, da Alumar, da Vale e do Centro de Apoio pedagógico ao Deficiente Visual do Maranhão (CAPDV). O foco de discussão centrou-se na inclusão da pessoa com deficiência nas empresas e instituições e nas ações que são empreendidas para a sua permanência nas mesmas. 

A VI SST vai até a próxima sexta-feira, 3 de dezembro, e sua programação é formada por palestras, painéis, minicursos, apresentações culturais e exposição de pôsteres. Para mais informações, entre em contato com a DQV pelos telefones 3301-8817 / 3301-8818. 

Confira na Ferramenta Download acima a apresentação em slides de Fábio Henrique, estudante do 6ª período do curso de Administração da UFMA. 

Revisão de texto: Carla Morais

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=9752

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br