18/11/2010 12:00 am

18/ NOV/ 2010 – PROGRAMA SÃO LUÍS EM MOVIMENTO DESTACA IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA

PROGRAMA SÃO LUÍS EM MOVIMENTO DESTACA IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Programa São Luís em Movimento, está realizando, nesta quinta-feira (18), uma série de atividades para o público, no polo de Alimentação Saudável do Vinhais, na Rua do Arame, no horário das 14h às 18h.  A ação tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a população para a importância da prática regular de atividade física associada a hábitos alimentares saudáveis para prevenir doenças como diabetes,  obesidade e demais Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNTs).

 

A equipe de multiprofissionais do Programa São Luís em Movimento vai oferece ao público avaliação nutricional, acompanhamento psicológico, verificação de pressão arterial, aulas de alongamento e dança, caminhada orientada, ginástica localizada, verificação de peso e circunferência abdominal.

 

“É importante conscientizar a população para a prática da atividade física com orientação adequada a cada idade e aliada a uma alimentação balanceada. Isso, somado às consultas e exames periódicos, ajuda na prevenção de muitas doenças e agravos não-transmissíveis, além da descoberta precoce de possíveis problemas de saúde”, declarou a nutricionista Raquel Sampaio, coordenadora do Divisão de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANTs) do Programa São Luís em Movimento. .

 

Em 2005, as DCNTs foram responsáveis por 60% das causas de morte no mundo, ou seja, mais de 35 milhões de pessoas morreram em consequência de enfermidades como câncer, hipertensão arterial, cardiopatias e obesidade. O quadro é mais preocupante quando os indicadores são analisados em países em desenvolvimento, como o Brasil, onde o índice de morte atinge o percentual de 80%.

 

O programaAtenta a esta realidade e em conformidade com a Política Nacional de Promoção da Saúde, a Prefeitura de São Luís criou o São Luís em Movimento. O programa faz parte de uma estratégia de controle e prevenção das DANTs e está ligado à Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus (SVES).

 

Em números de atendimentos, o São Luís em Movimento se supera a cada semestre. No ano passado, foram atendidas nos polos 18.806 pessoas, marca que deverá ser superada em 2010, com o empenho de toda a equipe do programa –somente de janeiro a junho deste ano, foram realizados mais de 13 mil atendimentos.

 

Os polos de Atividade Física e Alimentação Saudável de São Luís, que funcionam no Parque do Bom Menino, Vinhais, Coroadinho e Bequimão, desenvolvem atividades como avaliação física funcional, avaliação nutricional, acompanhamento psicológico, aulas de alongamento, ginástica localizada e caminhada orientada.

 

As ações do programa se estendem além dos polos, com ginástica laboral para servidores lotados na SVES, treinamentos para equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e palestras e ações mobilizadoras para a população, como aconteceu na Caminhada de Combate ao Diabetes, no último domingo, na Avenida Litorânea. 

 

A equipe das DANTs é multidisciplinar, formada por educadores físicos, técnicos de enfermagem, nutricionista, estagiários de nutrição, enfermeiro e psicólogo.

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2704

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br